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Bom de Prova: EMEF promove integração para fortalecer participação nas avaliações externas
Com ações de acolhimento, simulados e parceria com as famílias, a escola transforma o período das avaliações externas em um momento de integração e aprendizado conjunto
Publicado em: 06/10/2025 14h48 | Atualizado em: 07/10/2025
Durante as avaliações externas, que começam neste mês com a Prova São Paulo e Saeb, estudantes, famílias e educadores se conectam em um esforço conjunto para transformar cada prova em um passo a mais rumo a uma escola acolhedora, participativa e de qualidade.
É o que move a EMEF Joaquim Cândido de Azevedo Marques, localizada na Chácara Santo Antônio, zona sul, no trabalho de engajamento pela participação nas avaliações externas.
Os resultados refletem esse compromisso: na prova SAEB de 2024, a unidade alcançou 100% de participação das turmas de 5º ano e 90% das turmas de 9º ano. No Saresp, o índice chegou a 88,9% no último ano — um avanço em relação a 2023, quando o percentual foi de 87,9%.
A escola reforça em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) e no Projeto Especial de Ação (PEA) a importância das avaliações externas como instrumentos para compreender as aprendizagens e orientar momentos de estudo coletivo. “A gente consegue personalizar mais como vai organizar o planejamento e como auxiliar o estudante”, explica a diretora da unidade, Erika Sayuri.
Parceria com as famílias
Na unidade o diálogo com as famílias também é parte fundamental dessa mobilização. A equipe promove reuniões e reforça sempre a importância de garantir a participação de cada estudante e da parceria para que eles estejam descansados e preparados nos dias das provas.
Erika destaca que é fundamental garantir um acolhimento inicial para as famílias e os estudantes que chegam também no meio do ano letivo. “A gente está vendo como integrar essas famílias de estudantes novos na nossa cultura escolar. Temos um ‘panfletinho’ que apresenta a escola com as informações, dados em geral, rotina escolar e orientação de estudo. Também marcamos conversa com a coordenadora pedagógica para sabermos em que contexto a criança está”, declarou.
Uma outra ação é uma visita presencial para que a família conheça os espaços físicos da unidade. Para Erika é fundamental garantir essa atenção especial aos novos estudantes que não estão familiarizados com as avaliações e a rotina da Rede Municipal. Além das ações de Busca Ativa que fazem parte da rotina da escola com acompanhamento de frequência, ligações, mensagens para as famílias e visitas presenciais nos casos dos estudantes faltosos.
Simulados ajudam a cuidar de detalhes
Outro princípio fundamental para a unidade é acolher os estudantes e prepará-los para as provas em todas as dimensões. Após diálogo com os professores e toda a equipe, Erika recebeu a sugestão de realizar simulados para prepará-los para todas as etapas como assinatura da lista, preenchimento do gabarito e muito mais. Para evitar que eles fiquem ansiosos com os passos que fogem da rotina habitual, a unidade organiza simulados reforçando as orientações para o dia da prova.
Os simulados também ajudam a equipe gestora na organização dos detalhes como horários, espaços e divisão das tarefas e responsabilidades com equipe de apoio para garantir o acolhimento e um ambiente tranquilo e organizado. A diretora enfatizou ainda que o trabalho integrado com o NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem) para acolhimento emocional e psicológico dos estudantes faz diferença nessa etapa de avaliações.
“O NAAPA está sendo outro triunfo que a escola tem com o apoio da psicóloga. Então, a gente já tem os atendimentos. Ela está fazendo dinâmicas com eles porque eles ficam nervosos e ansiosos por conta de provas, sabe? Então ela consegue ir trabalhando alguns temas com dinâmicas na sala. E além dessas dinâmicas coletivas, ela também faz um trabalho individual de acompanhamento da família”, pontuou.
Equipe docente atenta ao calendário
A diretora reforça que o caminho para engajamento pelas avaliações externas é uma construção coletiva que envolve famílias, estudantes e todos os professores e equipe de apoio que é fundamental para o diálogo com os estudantes e bom andamento no dia da prova.
Esse diálogo com a equipe docente também reforça um olhar cuidadoso com o calendário da unidade para que nos meses de outubro e novembro o foco esteja voltado para as avaliações. O calendário priorizou que as saídas educativas, projetos e outras ações acontecessem anteriormente.
Para Erika todo esse engajamento nas provas de avaliação é uma construção ao longo de todo o ano que reflete o compromisso com uma educação de qualidade que reconhece todas as dimensões do estudante.
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