Notícias
Acolhimento afetuoso: EMEI Marialice Mencarini Foracchi prepara ação especial para crianças no momento da matrícula
Iniciativa criou cartas personalizadas para acolher e integrar as crianças e famílias que se preparam para o próximo ano letivo
Publicado em: 18/12/2023 18h28 | Atualizado em: 23/01/2025
Crianças e professoras da EMEI Marialice Mencarini Foracchi, da DRE Capela do Socorro, em um gesto de carinho, criam carta personalizada com mensagens em áudio, vídeo e, até um toque especial, um potinho com areia do parque, para as crianças que passarão a frequentar a unidade em 2024.
O envelope é entregue no momento em que as famílias efetuam a matrícula para o próximo ano letivo. A ideia para a iniciativa surgiu em uma conversa em que as professoras realizaram um levantamento sobre o que os pequenos gostariam de enviar para as crianças que passarão a frequentar a unidade em 2024.

Entre as respostas estava mandar um pedacinho da árvore, um pouquinho de areia do parque, fazer um vídeo, um áudio, entre outros. A partir dessas informações e das conversas com os pequenos, surgiu a ação de acolhimento para as famílias e crianças que fazem a matrícula.
O resultado foi a confecção de uma carta com mensagens em formato de áudio, vídeo e até um potinho com um pouquinho da areia do parque. O envelope contém uma folha de papel com QR Codes que direcionam para as diferentes mensagens:
QR Code “Espaços para brincar e aprender” é um vídeo com os espaços como o portão de entrada e a fachada da escola, parque, refeitório, as salas, espaço da natureza com terra e brinquedos não estruturados, horta, campinho de terra, redário e ateliê de artes na área externa.
QR Code “Barulhar cotidiano” contém o áudio com os sons de algumas rotinas da escola que despertam a atenção e aguçam a curiosidade. São eles: barulhos de máquina, pacotes sendo abertos, conversas das crianças que chamam a professora, versos como “bate o pé, bate a mão, deixa areia no chão” para sair do parque, sons de água que parecem sair de uma torneira, entre outros.
QR Code “Desejo das crianças para os novos amigos” começa com a pergunta feita pela professora: “Quando colocaram areia no potinho, o que desejaram para as novas crianças?”. As respostas são desejos de que os amigos sejam muito felizes, que brinquem muito, que na escola tem muito amor, que os amigos fiquem bem e até de fazer uma surpresa.

A cartinha contendo essas mensagens especiais, é acompanhada do potinho de areia do parque, e são entregues às crianças durante o momento de matrícula, na presença de suas famílias. Uma lembrança significativa para marcar o início dessa nova jornada.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família é marcado por ações educativas de sustentabilidade na EMEI Jorge Amado
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEI Roberto Arantes Lanhoso vive manhã especial de celebração e integração no Dia da Família
Diretoria Regional de Educação Butantã
Dia da Família e Sarau de Aniversário: CEI Antônio João Abdalla celebra 45 anos de história e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
81 estudantes de EMEFs passam o dia no Hopi Hari aprendendo e se divertindo
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça diálogo com representantes dos sindicatos sobre valorização dos servidores de nível superior
Relacionadas

Curso Imprensa Jovem oferece 500 vagas para professores da Rede Municipal
Publicado em: 19/05/2023 2h22 - em Educomunicação

Crianças observam e catalogam passarinhos no CEU Aricanduva
Publicado em: 19/05/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga classificação definitiva para Professores de Educação Infantil – PEI
Publicado em: 19/05/2023 9h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Conheça o currículo de Educação Ambiental das escolas municipais de SP
Publicado em: 18/05/2023 4h13 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI da DRE Itaquera ‘recria’ Beco do Batman e até Poupatempo para crianças ‘tirarem’ CNH
Publicado em: 18/05/2023 1h33 - em Secretaria Municipal de Educação