Notícias

CEI da DRE Itaquera ‘recria’ Beco do Batman e até Poupatempo para crianças ‘tirarem’ CNH

Ambientes do bairro são reproduzidos na unidade, já foram montados UBS, supermercado e até um mini zoológico

Publicado em: 18/05/2023 13h33 | Atualizado em: 18/05/2023
Montagem com três fotos. A primeira, da esquerda, mostra uma mulher de pé ao lado de um bebê que está sentado numa mesa. A do meio mostra um menino de pé em cima de um banco, atrás dele há o desenho de uma asa. A última mostra duas crianças sentadas, elas seguram canetas. Entre elas há uma mulher auxiliando-as.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Pinguim de Mochila, da DRE Itaquera, está realizando o projeto “Meu território”, com o objetivo de apresentar os equipamentos do bairro aos bebês e crianças da unidade. Em uma das vivências, eles puderam “visitar” o Beco do Batman e até tirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As ações surgiram com o intuito de apresentar para os pequenos o comércio local, mostrando as possibilidade que há no bairro com locais do cotidiano deles, como uma ida ao supermercado, e alguns pontos turísticos da cidade de São Paulo. Com isso, a gestão decidiu montar esses ambientes dentro do CEI, que é um lugar com o qual eles já estão familiarizados, para que ao irem em um de verdade, não sintam estranhamento.

Já foram montados no CEI um açougue, supermercado, biblioteca, Poupatempo, Unidade Básica de Saúde (UBS), um mini zoológico, uma representação do Beco do Batman, entre outros.

A vivência da UBS surgiu a partir de visitas que a unidade recebe. “Quando a UBS vem até a unidade, eles têm dificuldade de se deitarem, de mostrarem os dentinhos quando vem a dentista, então trouxemos esse espaço e explicamos para eles a importância de tomar vacina, de ir no médico, de forma lúdica, para eles perderem o medo”, disse Sabrina Mascarenhas, diretora do CEI.

Os primeiros a conhecerem esse espaço foram o Berçário I. As educadoras montaram na sala um espaço com termômetro, brinquedos que representam itens médicos, como uma seringa e um estetoscópio, também foram colocadas fotos da UBS do bairro. Elas se vestiram com aventais e jalecos e foram apresentando aos bebês os objetos e como eles seriam utilizados, simulando um atendimento médico. 

“No início eles ficaram observando curiosos. Enquanto a gente vestia os aventais eles olhavam com os olhinhos arregalados. Depois, quando a gente pegou eles no colo, até sorriram e ficaram olhando calmos a gente encenar o atendimento”, contou Fabiana Silva Santos, uma das educadoras do Berçário I.

Painéis com grafites

Além disso, os pequenos puderam conhecer também o Beco do Batman, uma das principais atrações turísticas de São Paulo. No pátio foram colocadas fotos do local, painéis com os grafites presentes no Beco, na escada foram colados tecidos com grafites e ainda foi montado um painel com o grafite da asa, o qual é mais famoso entre as fotos dos turistas.

“Nesse projeto, nós tentamos trazer coisas que eles já estão acostumados, o que tem na região, e também alguns pontos turísticos de São Paulo, como o Beco do Batman. Algumas crianças não têm acesso a esses lugares, então tentamos proporcionar essas vivências aqui, para que elas possam conhecer”, disse Sabrina.

Ainda apresentando o bairro, foi montado um Poupatempo, as crianças do Mini Grupo I o visitaram para tirarem sua primeira CNH. As educadoras montaram um guichê, confeccionaram as “habilitações”, levaram câmeras fotográficas de brinquedo e montaram guichês, onde as crianças eram os atendentes, se revezando para que todos pudessem participar. Aos poucos os pequenos eram chamados ao guichê, eles sentavam, falavam os nomes e “tiravam” a foto. Em seguida, eles pegavam a caneta e “assinavam” um outro papel para então pegarem o “documento”.

“A reação deles foi bem positiva. Consegui perceber que algumas crianças, no momento de assinar, já conseguiam segurar a caneta, vi as que ainda tinham dificuldades, eles até sorriam na hora da foto”, disse Ketlin Pereira, educadora responsável.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Censo 1 Certo

EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz faz projeto de Censo Étnico-Racial

Publicado em: 27/05/2024 5h26 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fotografia de seis pessoas adultas atrás de uma mesa. Elas olham para câmera sorrindo e seguram documentos em suas mãos.
Fotografia com fundo azul e vermelho onde se lê

Estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino participam exclusivamente do Jr. NBA Day

Publicado em: 24/05/2024 3h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Cartaz do III Seminário Multidisciplinar (1)
Fotografia do II Encontro Municipal De Conselhos De Escola

SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas 

Publicado em: 23/05/2024 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.451