Notícias

Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado

Ação reforça a importância da parceria entre escola e comunidade no desenvolvimento integral de bebês e crianças

Publicado em: 08/08/2025 17h16 | Atualizado em: 08/08/2025
Cei Indi Ventura Branco 02

Chegou a vez de as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo promoverem neste sábado (9/8) o Dia da Família, uma data dedicada à escuta, partilha de experiências, troca de saberes e fortalecimento de vínculos entre as unidades e a comunidade. A iniciativa reafirma o papel essencial da participação das famílias no processo educativo desde os primeiros anos da infância.

No último sábado (2/8), mais de 500 escolas municipais de Ensino Fundamental participaram da ação. A edição teve como foco criar espaços de diálogo sobre as aprendizagens, avaliações externas e estratégias de acompanhamento pedagógico, fortalecendo a parceria com as famílias ao longo do percurso educacional dos estudantes.

Inspiradas por diretrizes da Orientação Pedagógica 2025, do documento Registro e análise da documentação pedagógica e do (re)Planejamento 2024, as unidades de Educação Infantil estão organizando vivências significativas que evidenciam o protagonismo das famílias na jornada educacional dos bebês e crianças.

Mais do que uma ação pontual, o momento reforça que a presença das famílias deve ser contínua e efetiva, contribuindo para a consolidação de uma gestão democrática. O Currículo da Cidade destaca que uma educação de qualidade se faz com todos, valorizando a diversidade, promovendo a equidade e reconhecendo as famílias como parte ativa do processo de aprendizagem.

Durante a programação, cada unidade é incentivada a apresentar reflexões sobre sua trajetória, compartilhar as produções infantis, socializar os princípios pedagógicos que norteiam suas práticas, bem como evidenciar o papel da equipe escolar e a intencionalidade dos ambientes de aprendizagem.

Também estão previstos momentos de escuta e diálogo sobre como a escola tem promovido a participação familiar e o fortalecimento dos vínculos com as crianças.

Confira mais notícias sobre a programação do dia da Família nas unidades:

CEI Vicentina Velasco promove o “Dia da Família na Escola” com oficinas e apresentação teatral

EMEI Pestalozzi apresenta Estações de Aprendizagens com foco na natureza, no movimento e na participação da comunidade escolar

Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (29)

Programa EntreNós fortalece planejamento da SME para ampliar a convivência ética nas escolas

Publicado em: 13/07/2026 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (3)

SME divulga resultado final do projeto piloto de Gestão Documental na Rede Municipal

Publicado em: 08/07/2026 12h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Guarapiranga

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado da Revolução Constitucionalista 

Publicado em: 08/07/2026 12h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças de costas observando um mural com a frase

Projeto transforma experiências sensoriais em vivências de inclusão e pertencimento na EMEF Alexandre de Gusmão

Publicado em: 08/07/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com fundo branco e bordas coloridas e o texto

Inscrições para a 1ª edição do Festival Estudantil de Cinema Curtas na Escola são prorrogadas

Publicado em: 07/07/2026 6h18 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.677