Notícias
A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil
Projeto para incentivar a leitura com crianças.
Publicado em: 22/03/2016 13h02 | Atualizado em: 30/11/2020Para promover o hábito da leitura nos alunos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jocelyne Guimarães Fernandes de Melo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, localizado na Cohab Juscelino Kubitschek, região leste da capital, tem desenvolvido o projeto denominado “Culturas Infantis e suas linguagens” que, entre outros objetivos, se propõe a favorecer a interação, potencializar o interesse pela produção de textos diversos e promover a articulação dos saberes.
Para a Professora de Educação Infantil Lindsay Vicente Siqueira, responsável pelo Mini Grupo II, com crianças entre 3 e 4 anos de idade, por meio da leitura as crianças aprendem a observar e reproduzir o comportamento leitor. “É importante salientar que, na Educação Infantil, a leitura feita pelas crianças não está baseada na codificação/decodificação, até porque esse não é principal objetivo desta etapa escolar. Trata-se muito mais de explorar assuntos diversos, interpretar falas e ampliar o repertório de palavras, objetos, lugares e expressões”, disse a professora.
Apresentar leituras de diferentes gêneros textuais como contos de fadas, revistas, jornais, parlendas, panfletos, manuais de instruções, entre outros, é uma maneira de oportunizar descobertas no mundo das palavras e, também, iniciar a criança no mundo da literatura.
A implantação do projeto e de suas diversas atividades conta com a fundamental participação das famílias e demais funcionários da unidade. “É importante que a família incentive a ludicidade e a curiosidade por meio de histórias, lembranças de vida, bem como oferecer livros aos filhos e, sempre que possível, levá-los a espaços de promoção de leitura”, afirma Lindsay.
Todos os dias são realizadas leituras para as crianças e, após a familiarização com a atividade, as crianças são convidadas a realizar recontos orais das histórias apresentadas. Após essa etapa é realizada uma produção textual tendo a professora como escriba.
A professora conta que sempre é escolhida uma personagem para iniciar a produção coletiva. Conforme o texto vai ganhando corpo, com a contribuição das crianças, a professora vai realizando o registro das ideias.
Para o encerramento deste projeto, está prevista a organização dos textos produzidos pelas crianças em um livro, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educador em Destaque 2024: Conheça os cinco primeiros colocados e os homenageados do Prêmio
Secretaria Municipal de Educação
Ganhadores do Concurso "Cozinhas e Infâncias" são premiados durante Congresso de Educação Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos começaram nesta segunda-feira (02)
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo - 2024”
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Atlântica recebe formação gratuita em esporte paralímpico
Secretaria Municipal de Educação
XXVIII Final Municipal de Xadrez Individual da Rede Municipal de Ensino de São Paulo reúne 2 mil participantes
Relacionadas
Livros com produções literárias de estudantes e professores serão lançados na Câmara Municipal de SP
Publicado em: 25/04/2023 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura autoriza novos concursos para 924 vagas na Educação Municipal
Publicado em: 25/04/2023 10h29 - em Secretaria Municipal de Educação
SME distribui cerca de 52 mil livros para educadores da Rede Municipal sobre enfrentamento a violência contra bebês, crianças e adolescentes
Publicado em: 25/04/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Famílias leem livros em casa com as crianças e registram experiência em caderno
Publicado em: 24/04/2023 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais promovem ações para fortalecer a cultura de paz nesta quinta-feira (20)
Publicado em: 20/04/2023 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação