Notícias

12ª Campus Party promove discussão sobre dados abertos e Lei de Acesso à Informação

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Antônio Alves Veríssimo

Publicado em: 15/03/2019 17h37 | Atualizado em: 30/11/2020

ij_lai_740x430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Antônio Alves Veríssimo

A 12ª edição da Campus Party, considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, promoveu um bate-papo sobre a Lei de Acesso à Informação e o controle de dados públicos abertos. Para essa palestra, foram convidados Ester Borges e Henrique Góes, da Associação Article 19 Brasil, e Juliana Sakai, diretora de operações do Transparência Brasil.

Mas, afinal, o que são dados abertos?

Um dado é considerado aberto quando qualquer pessoa pode livremente usá-lo, mudá-lo e compartilhá-lo desde que se dê a fonte de origem desse dado. Quando falamos de dados abertos públicos, nos referimos às informações como orçamentos, estatísticas, número de serviços etc., oferecidos pelos órgãos públicos.

Durante o bate-papo, Juliana Sakai apresentou duas ações nas quais a populações pode ter acesso a dados abertos públicos: o aplicativo “Tá de Pé? ” onde é possível acompanhar e fiscalizar obras de creches e escolas públicas da cidade e o site “Achados e Perdidos”, plataforma que reúne milhares de pedidos de acesso à informação de cidadãos e as respostas da administração pública feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI).

E qual a importância desses dados para a sociedade?

De acordo com Henrique Góes do Artcle 19, a sociedade pode usar esses dados para o controle e participação social, pois pode fiscalizar e estar atenta ao que o governo faz e se os serviços públicos estão chegando onde deveriam estar.

Confira a entrevista completa:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Primeiro Seminário de Educação Integral

Primeiro Seminário de Educação Integral

Publicado em: 09/03/2016 11h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas

Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas

Publicado em: 08/03/2016 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Março Mulher 2016

Março Mulher 2016

Publicado em: 08/03/2016 2h18 - em CEU e COCEU

Tecendo um novo tempo: Emancipar currículos ressignificando os espaços

Tecendo um novo tempo: Emancipar currículos ressignificando os espaços

Publicado em: 08/03/2016 1h22 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Plateia SME - edição de 9 de maio

Plateia SME – edição de 7 de março

Publicado em: 08/03/2016 10h45 - em CEU e COCEU

1 1.406 1.407 1.408 1.409 1.410 1.536