Notícias

11 mil estudantes da rede municipal participam do Projeto Itinerâncias Antirracistas

Visitas guiadas são feitas em instituições culturais com exposições que versam sobre diversidade étnico-racial e de gênero são foco do projeto

Publicado em: 08/12/2023 15h48 | Atualizado em: 08/12/2023
Expo Pequenas Àfricas (1)

Mais de 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo participam do projeto “Itinerâncias Antirracistas”, que dá acesso à programação de diversas instituições culturais, com ênfase na diversidade étnico-racial e de gênero. As visitas iniciaram em agosto e seguem até 13 dezembro. A previsão é que o projeto continue em 2024.

O projeto está em consonância com as diretrizes do Currículo da Cidade e é liderado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) em colaboração com o Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) e outros setores da Divisão de Currículo (DC/COPED). O objetivo é ampliar o horizonte pedagógico, proporcionando acesso a diversas expressões culturais, históricas e artísticas, com ênfase na diversidade étnico-racial e de gênero.

O programa ocorre por meio de parcerias da SME com diversas instituições culturais da cidade, incluindo o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP), o Museu da Imigração e o Instituto Moreira Salles (IMS). Durante as visitas, os estudantes seguem roteiros com foco em Educação Antirracista elaborados em conjunto com os setores educativos dos museus.

Para a estudante Jasmim da Silva, da EMEF Brigadeiro Correia de Melo, visitar a Exposição Pequenas Áfricas no Instituto Moreira Salles foi muito legal. Ela conta que aprendeu muitas coisas sobre a cultura do samba e a cultura negra.

Além das visitas aos museus, os estudantes tiveram, em 2023, a oportunidade de participar de eventos como o “Festival Afro Minuto”, a “Expo Internacional Dia da Consciência Negra” e a “Expo Favela”, que ocorreram em novembro. Para ter acesso à programação, a SME tem assegurado o transporte necessário para os estudantes e docentes. A última visita prevista para 2023 ocorrerá na quarta (13) no Museu Afro Brasil. 

Essa iniciativa reforça o compromisso com o projeto “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural” e contribui para consolidar a luta contra o racismo estrutural no campo educacional paulistano. Ao participar ativamente da “Rede de Cidades Educadoras”, a cidade de São Paulo reforça seu compromisso com uma educação integral que ultrapassa os limites das escolas, promovendo a interação e o diálogo com todos os espaços da cidade.

Expo Pequenas Àfricas

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes Do Projeto De Rugby Do Ceu Aricanduva Terão Oportunidade De Assistir Partida Da Seleção Da Modalidade

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day

Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Pod Siteprancheta 1 Copiar (1)

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast

Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores

Publicado em: 18/07/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e no canto superior esquerdo os dizeres

CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos

Publicado em: 18/07/2025 12h36 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diretora do CE Cantinho da Tia Isaura divulgando o projeto ambiental finalista na Itália.

Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional 

Publicado em: 18/07/2025 11h20 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.542