Divisão de Currículo - DC

O Divisão de Currículo (DC) é integrante da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e atua em todas as etapas e modalidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (RME): Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS).
Em 2017, em parceria com a Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), o DC coordenou a atualização do Currículo da Cidade de São Paulo – Ensino Fundamental. Coletivamente, estudantes, professores e demais profissionais da RME construíram o Currículo da Cidade, que tem como Princípios Norteadores: a Educação Inclusiva, a Equidade e a Educação Integral. De maneira inaugural, o Currículo traz também uma Matriz de Saberes que contempla princípios Éticos, Políticos e Estéticos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pactuados na Agenda 2030. Tais saberes, temas e objetivos estão alinhados ao Plano de Metas da Cidade de São Paulo (2017-2020) e corroboram para as aprendizagens e o desenvolvimento dos estudantes.
Em 2018, em continuidade ao processo de atualização dos Currículos da Cidade de São Paulo e em parceria com as Divisões de Educação Infantil (DIEI), Educação Especial (DIEE) e Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), o Núcleo coordenou os Currículos de Educação Infantil, Libras, Língua Portuguesa para Surdos e Educação de Jovens e Adultos – todos os componentes curriculares, adotando a mesma premissa: construção coletiva para espelhar a identidade da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e assegurar a apropriação de todos os integrantes do processo.
Áreas de atuação
Tecnologias para Aprendizagem

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) atua para que os estudantes não apenas saibam utilizar as tecnologias, mas para que entendam como podem utilizá-las para formar redes colaborativas, interagir, conectar-se com o outro, construir e ressignificar conhecimentos a partir das tecnologias, na perspectiva de sujeito integral em todas as suas dimensões, que conhece, investiga e expressa o mundo.
Educação Integral

A Educação Integral na Rede Municipal é um princípio curricular que busca formação dos estudantes em todas as suas dimensões (intelectual, física, afetiva, social e cultural) e considerando o aprendizado ao longo da vida em uma Cidade Educadora.
O Núcleo de Educação Integral além de cuidar dos programas que visam a ampliação do tempo de permanência de modo qualificado, busca o fomento de práticas que promovem a formação integral e articulação com a cidade em todas as unidades educativas, independente do tempo de permanência dos estudantes na escola.
Educação Ambiental

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) promove formação continuada aos educadores da Rede Municipal de Ensino, com foco na sustentabilidade; mapeia os dados referentes à Educação Ambiental na rede, além de representar a Secretaria Municipal de Educação em ações intersecretariais voltadas ao planejamento e à implementação da Política Municipal de Educação Ambiental.
Literatura

O Núcleo de Literatura (NL) é responsável por todas as ações e políticas públicas vinculadas ao trabalho com literatura na Rede, desde a Formação de Educadores até a realização de projetos vinculados à literatura. Ele é composto por duas ações primordiais:
Sala e Espaço de Leitura (SAEL) e Academia Estudantil de Letras (AEL)
Educação Étnico-Racial

O Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER) através do trabalho integrado ao Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) tem como objetivo fomentar práticas inclusivas e implementar o ensino de histórias e culturas afro-brasileiras, indígenas, migrantes e latino-americanas nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de São Paulo por meio do acompanhamento de políticas públicas e a formação continuada de seus educadores.
Gênero e Diversidade

O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) através do trabalho integrado ao do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER) tem como objetivo central fomentar práticas inclusivas na Secretaria Municipal de Educação, desde os órgãos centrais até às unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, com vistas à promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade.
Equipe
Coordenadoria Pedagógica – COPED
Coordenadora: Simone Aparecida Machado
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – 3º andar – Vila Clementino – CEP: 04037-004
Fone: 011 3396-0200
Divisão de Currículo – DC
Diretora
Maria Cristina Rodrigues
Assessoria Técnica
Fernando Sales Vitorino
Equipe Administrativa:
Deborah Barroso Sodré
Luana Marganelli Esberard
Equipe Técnico-pedagógica:
Educação Integral
Aline Araújo Silva
Davi Silvestre Fernandes Martins
Camila de Vila Nova Gonçalves
Educação Ambiental
Eduardo Murakami da Silva
Literatura
Adriana Zenezi
Karla de Oliveira Queiroz
Kelly Aparecida Brandão Avelino
Luciene Aparecida Grisólio Cioffi
Samir Ahmad dos Santos Mustapha
Educação das Relações Étnico-Raciais
André Moreira
Eva Santos
Karine Evelyn Alves Carvalho
Gênero e Diversidade
Anna Luisa de Castro
Tecnologias para Aprendizagem
Ariana Souza de Santana
Caio Marques Fernandes
Edward Dapor Rodrigues
Priscila de Oliveira Vieira
Regina Celia Fortuna Broti Gavassa
Solange Cristina Corregio