Sala e Espaço de Leitura – SAEL
O Programa Sala e Espaço de Leitura iniciou como a experiência piloto Programa Escola-Biblioteca, em 1972, uma ação intercomplementar que propunha o entrosamento entre uma escola municipal e uma biblioteca infantil pública por meio de atividades de leitura a serem realizadas nos espaços da biblioteca, programa pioneiro e um dos mais longevos no Brasil.
Em 1973, o Programa foi instituído na rede em caráter permanente, ampliando-se o número de unidades atendidas e, em 1975, estabeleceu-se a implantação de Salas de Leitura nas escolas, chegando a 45 salas, em 1977. Nas décadas posteriores, o projeto se consolidou e se expandiu significativamente, circunscrito, atualmente, às 561 Salas de Leitura instaladas nas EMEFs, EMEFMs, EMEBSs. Nas EMEIs, CEMEIs, CEIs ,CEIIs e CIEJAs há espaços de leitura que contam com acervo literário.
Essa trajetória foi compartilhada pelos profissionais responsáveis pela organização desse ambiente e das ações ali desenvolvidas: dos professores e bibliotecárias da experiência piloto aos atuais professores orientadores da Sala de Leitura (POSLs), que assumiram as atribuições a partir de 1975, com diferentes denominações.
Atualmente, as Salas de Leitura desenvolvem a mediação da leitura, apresentam a literatura como eixo articulador do trabalho em diálogo com outras manifestações artísticas, constituindo-se como um espaço para integração das diferentes áreas do conhecimento, primando pelo princípio da Bibliodiversidade. O Programa Sala e Espaço de Leitura conta com o Projeto Jovens Mediadores de Leitura, Clube de Leitura e Sarau que promovem o protagonismo dos estudantes.
Conheça a trajetória do Programa com a Linha do Tempo da Sala e Espaço de Leitura.