Sala e Espaço de Leitura – SAEL

Projeto Clube de Leitura

O Clube de Leitura é o lugar destinado aos acontecimentos leitores. É a vocação primeira do Programa Sala e Espaço de Leitura. Ele favorece as experiências leitoras dos estudantes na direção de sua formação leitora com a qualidade necessária para a vida cidadã. É atividade nuclear e primordial do Programa Sala e Espaço de Leitura.

Algumas das várias experiências leitoras do Clube de Leitura:

  • recomendar uma obra a outros;
  • confrontar interpretações sobre um mesmo texto;
  • evocar outros textos a partir do texto lido;
  • explicitar critérios de seleção das obras.

Para saber mais sobre o Projeto Clube de Leitura conheça o Caderno Orientador para Ambientes de Leitura, o Roteiro de Trabalho 1 do Projeto AdoLêSer e o Caderno 2 do Projeto AdoLêSer. Além das atividades realizadas pelo Clube de Leitura Universo Paralelo – EMEF Lago Azul.

Confira as fotos das atividades do Clube de Leitura da EMEF Eduardo Prado – DRE Itaquera:


Projeto Jovens Mediadores de Leitura

O projeto promove simultaneamente a formação dos jovens leitores e o seu protagonismo na constituição da comunidade de leitores, foi instituído pela portaria nº 4359 de 16/07/2014, os estudantes Jovens Mediadores de Leitura atuam fazendo leituras para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na própria unidade, como também nas ações de mediação de leitura em outros espaços e equipamentos do entorno, como: CEIs, EMEIs, asilos, posto de saúde, nas casas de moradores da comunidade.

Saiba mais sobre o Projeto Jovens Mediadores consultando o Caderno Orientador para Ambientes de Leitura, o Roteiro de Trabalho 1 do Projeto AdoLêSer e o Caderno 2 do Projeto AdoLêSer.

Conheça também os eventos literários com a participação dos estudantes:

Jovens leitores da EMEF Arthur Neiva – DRE Itaquera – participam de bate-papo com escritores

Tarde literária na Sala de Leitura da EMEF Chico Falconi – DRE São Miguel

Roda de conversa com escritor australiano e estudantes da DRE Santo Amaro

Roda de conversa com escritor Alexandre Beeck, autor do Armandinho e estudantes da DRE Itaquera

Confira as fotos das atividades realizadas pelos estudantes que participam do projeto Jovens Mediadores:


Projeto Sarau

O sarau é o encontro de pessoas que possibilita o compartilhamento de experiências culturais por meio da literatura, da música, do teatro ou da dança.

No contexto escolar, ele promove a integração da comunidade e dos estudantes, valorizando a diversidade cultural e intergeracional.

O Projeto Sarau é desenvolvido pelos Professores Orientadores de Sala de Leitura nas unidades escolares. As declamações de poesias, de cordéis, de leitura dramática de textos teatrais possibilitam a expressão da diversidade literária e podem se articular à manifestação de diferentes linguagens como a música, em alguns casos a dança e o teatro.

Saiba mais sobre ações e projetos dos POSLs consultando a Instrução Normativa nº 34/2019.

Em nossa galeria de fotos, conheça os Saraus realizados nas unidades escolares:


Projeto Minha Biblioteca

O Projeto Minha Biblioteca, atualmente normatizado pela Instrução Normativa SME nº 10 de 24 de abril de 2019, tem por objetivo promover e ampliar a prática leitora dos estudantes, por meio do contato com os livros, além de estimular a inserção e a participação das famílias no processo de formação desses estudantes como leitores. As obras literárias do projeto, voltadas para crianças, jovens e adultos, são entregues para os estudantes da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de formarem sua biblioteca pessoal.

O recebimento das obras para análise é realizado por meio de publicação de edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Educação – SME. A Comissão de Análise e Seleção, instituída pela SME, avalia e seleciona as obras literárias inscritas.

Saiba mais sobre os processos de aquisição e distribuição dos livros:

Lançamento do programa

Instrução Normativa SME nº 10 de 24 de abril de 2019

Edital de Abertura do Processo de Inscrição das Obras

Composição da Comissão de Análise

Relação das obras selecionadas