Notícias
Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal
Evento presencial reunirá profissionais da educação para debater a política pública de alfabetização e reconhecer boas práticas de Unidades Educacionais das diferentes regiões da cidade de São Paulo
Publicado em: 01/06/2026 13h00 | Atualizado em: 01/06/2026
Nesta terça-feira (02) de junho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), realizará o Seminário JA: Rede que Alfabetiza, , reunindo profissionais da Rede Municipal para debater caminhos e estratégias voltados ao fortalecimento da alfabetização na cidade de São Paulo.
O encontro acontecerá em formato presencial, no anfiteatro da Uninove Barra Funda, com programação voltada à reflexão sobre acompanhamento pedagógico, avaliação e o reconhecimento de boas práticas educacionais.
Integrando o eixo Reconhecimento de Boas Práticas, previsto no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o seminário tem como objetivo promover diálogos sobre uma alfabetização contextualizada e reflexiva. A programação abordará temas relacionados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao índice Criança Alfabetizada (ICA), fortalecendo debates sobre processos de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização.
O evento contará com a participação de importantes referências da área educacional, entre elas a Secretaria Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt; o Coordenador-Geral de Alfabetização da COGEALF, João Paulo Mendes de Lima; e Rosaura Soligo, especialista em formação docente e integrante da diretoria do Núcleo Brasil da Rede Latino-americana de alfabetização.
Durante o seminário, a EMEF Profª Marisa Moretti compartilhará experiências e estratégias pedagógicas desenvolvidas na unidade, reconhecida por alcançar o maior percentual de crianças alfabetizadas da Rede Municipal de Ensino, ajudando o Município a alcançar sua meta projetada pelo segundo ano consecutivo. O relato pretende inspirar educadores e fortalecer as práticas de alfabetização desenvolvidas nas unidades educacionais.
O encontro também será marcado pelo reconhecimento de 67 escolas da Rede que alcançaram percentuais de crianças alfabetizadas superior a 70%, no cômputo do ICA – Indicador Criança Alfabetizada, valorizando os resultados obtidos no processo de aprendizagem dos estudantes. A Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo também será homenageada por concentrar o maior percentual de crianças alfabetizadas em 2025.
Com a iniciativa, a SME reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas educacionais, com a valorização das experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e com a construção coletiva de estratégias voltadas à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar na participação nas avaliações externas
Publicado em: 01/10/2025 11h49 - em Bom de Prova
CEUs da capital recebem exibição especial da nova temporada da série “Mundo da Lua”
Publicado em: 01/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Marechal Mascarenhas exploram São Paulo em aulas expandidas de história, arte e cultura
Publicado em: 01/10/2025 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Publicado em: 30/09/2025 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha
Publicado em: 30/09/2025 4h53 - em Diretoria Regional de Educação Penha