Notícias

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Para se inscrever as famílias podem ir presencialmente em qualquer unidade da Rede Municipal

Publicado em: 19/05/2026 18h24 | Atualizado em: 24/06/2026
Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Na capital paulista as férias ficam ainda mais divertidas com o Recreio nas Férias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que atende bebês e crianças de 0 a 14 anos com atividades de cultura, esporte, lazer, recreação e passeios, além de refeições garantidas. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (18/05) e acontecem presencialmente em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

O Recreio nas Férias acontece entre os dias 13 e 17 de julho em 133 polos, sendo 63 CEUs espalhados em todas as regiões da cidade. Para bebês de até 3 anos o atendimento acontece nos Centros de Educação Infantil (CEIs) das 07h às 17h com cinco refeições diárias. Para as crianças a partir de 4 anos o horário é das 08h30 às 16h30 com café da manhã, almoço e lanche da tarde.

As inscrições seguem até o dia 01 de julho em todas as unidades educacionais da Rede Municipal e os documentos necessários são: RG do responsável, RG ou certidão de nascimento do participante e comprovante de residência. Depois dessa data as inscrições acontecem apenas nos polos CEUs. A partir de 4 anos podem se inscrever crianças que não estão matriculadas nas escolas municipais. Consulte aqui o endereço da unidade escolar mais próxima.

Essa é a 48ª edição do programa e tem como tema “Caminhos do Brincar: Entre Trilhas, Ritmos e Descobertas” com uma programação cultural, esportiva e recreativa diversificada para ampliar horizontes e repertórios. As crianças também terão a oportunidade de conhecer diversos espaços e experiências com os passeios para museus, teatros, cinemas, parques, exposições, espetáculos e entre outros. Tudo para proporcionar aos participantes o reconhecimento do território municipal e a ocupação dos espaços culturais.

O objetivo do programa é funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva em ambientes de convivência lúdica e de desafios para ajudar os bebês e crianças a ampliar o conhecimento de si e do mundo, a autonomia e a socialização. Nesta edição a expectativa do programa é atender mais de 50 mil participantes.

Recreio nas Férias em números

O Recreio nas Férias tem participação significativa em todas as regiões da cidade. Na última edição que aconteceu entre os dias 07 e 23 de janeiro foram mais de 52 mil inscritos em 133 polos e mais de 1,5 milhão de refeições servidas que reforçam o compromisso da Rede Municipal com a segurança alimentar dos estudantes mesmo no período de recesso escolar. O cardápio é sempre nutritivo e acompanhado por nutricionistas.

Na última edição também foram promovidos mais de 1.500 passeios em 125 espaços como museus, parques, estádios, bibliotecas, planetários e muito mais. Visitas ao MIS Experience, Museu do Futebol, Catavento, Biblioteca Mário de Andrade, Autódromo de Interlagos e tantos outros também fizeram parte dessa jornada.

Os passeios são planejados a partir do que realmente desperta a curiosidade das crianças. Cada roteiro considera suas diferentes formas de aprender e se expressar, valorizando o brincar, as relações, o movimento e a apropriação do território.

Fique por dentro das ações da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.674