Notícias

Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos

"Voltar pra escola é pra já!" reforça que matrículas para quem precisou interromper os estudos estão abertas o ano todo

Publicado em: 16/07/2026 18h04 | Atualizado em: 16/07/2026
Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

A Prefeitura de São Paulo mantém abertas durante todo o ano as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade gratuita destinada a pessoas com 15 anos ou mais que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Para ampliar o alcance da informação e incentivar quem interrompeu os estudos a voltar à sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou nesta quinta-feira (16) a campanha “Voltar pra escola é pra já!”.

Diferentemente do ensino regular, a EJA permite que o estudante se matricule em qualquer época do ano, sem a necessidade de aguardar o início do período letivo. A iniciativa busca facilitar o retorno de jovens e adultos que deixaram a escola por diferentes motivos, como a necessidade de trabalhar, responsabilidades familiares ou outras circunstâncias da vida.

Além do ensino gratuito, os estudantes contam com diferentes opções de horários e modalidades de atendimento, tornando possível conciliar os estudos com a rotina de trabalho e demais compromissos. Também têm acesso a benefícios como o Bilhete Único de Estudante e Tarifa Zero para quem está inscrito no CadÚnico.

“A EJA representa uma segunda chance real para quem precisou interromper os estudos. Com a campanha, nós queremos que cada aluno e cada família saiba que a escola está de portas abertas, o ano todo, para quem quer retomar sua trajetória para construir um futuro melhor”, afirma o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Como parte da mobilização, a campanha será veiculada em televisão aberta, mídia exterior, publicidade digital, redes sociais, rádios, jornais de bairro, ações em comunidades, parcerias com influenciadores e também nos estádios Allianz Parque, Neo Química Arena e Morumbis. Todas as peças direcionam o público para os canais oficiais da Prefeitura, onde é possível obter informações e iniciar o processo de matrícula.

Diferentes modalidades de ensino
A Rede Municipal oferece a Educação de Jovens e Adultos em formatos que atendem às diferentes necessidades dos estudantes.

A EJA Regular é oferecida em escolas municipais no período noturno. Já o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) disponibiliza turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, com organização diferenciada para facilitar a permanência dos estudantes.

Também há a EJA Modular, que permite uma organização mais flexível da carga horária, e o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-SP), desenvolvido em parceria com entidades conveniadas para atender pessoas que ainda precisam iniciar o processo de alfabetização.

Algumas modalidades também oferecem oportunidades de qualificação profissional, contribuindo para ampliar a autonomia dos estudantes e favorecer sua inclusão no mundo do trabalho.

Como fazer a matrícula
As inscrições podem ser realizadas durante todo o ano, gratuitamente, de forma online ou presencial.

Pela internet, o interessado pode fazer a inscrição por meio do sistema EOL Cidadão. Também é possível procurar diretamente uma escola municipal que ofereça EJA ou um CIEJA.

Para solicitar a matrícula são necessários:

– RG do estudante (original e cópia);
– comprovante de endereço (original e cópia);
– comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração de transferência).

Quem não possuir comprovante de escolaridade poderá solicitar uma avaliação de classificação antes da efetivação da matrícula.

Atendimento pelo SP156
O atendimento está disponível pelo portal SP156, pela Central Telefônica 156 e também pelo chatbot do SP156 no WhatsApp, que orienta os interessados, esclarece dúvidas e auxilia no encaminhamento para a unidade adequada de atendimento. Veja aqui.

Os canais oferecem informações sobre a Educação de Jovens e Adultos, orientações sobre matrícula e indicação da unidade mais próxima podem ser obtidas pelos canais oficiais do SP156.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos

Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da capa da Revista Imprensa Jovem.
Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679