Notícias

Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Formação orienta servidores e unidades educacionais sobre o autosserviço na alimentação escolar

Publicado em: 06/02/2026 16h21 | Atualizado em: 06/02/2026

Autesserviço na EMEI Monteiro Lobato, território da DRE Ipiranga

A formação “Autosserviço na Alimentação Escolar” passa, a partir de 2026, a ser ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), da Secretaria Municipal de Gestão. Destina-se principalmente às equipes das Unidades Educacionais. O foco está na compreensão e na análise sobre a melhor forma de distribuição dos alimentos e nas reflexões sobre as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para, quando avaliado pertinente, planejar a implementação dessa modalidade nas unidades da Rede Municipal. 

Nas Unidades Educacionais, a alimentação pode ser ofertada por diferentes modelos, sendo o prato pronto o mais utilizado. O autosserviço, também conhecido como self-service, é uma possibilidade a ser avaliada pela comunidade escolar. Ele pode ser implementado em todas as etapas e modalidades de ensino, em formatos como travessas nas mesas ou balcões térmicos, desde que adequados à altura e às condições dos bebês, crianças e estudantes. 

A modalidade foi retomada de forma reestruturada em 2022. Desde então, tornou-se obrigatória a realização do curso online para as unidades interessadas em sua implementação. A formação deve contar com a participação mínima de quatro representantes por Unidade Educacional: gestão, educador, integrante do quadro de apoio e nutricionista RT ou assessor. Essa composição garante o envolvimento dos diferentes segmentos da comunidade escolar no processo. 

O curso aborda a importância de que a adoção do autosserviço esteja inserida no Projeto Político-Pedagógico (PPP). Ele integra um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) construído de forma coletiva, considerando tempos e espaços das refeições, rotinas, estrutura física, materiais e dinâmicas de distribuição. Também destaca a atuação das equipes nos momentos de alimentação como parte dos processos educativos. 

O conteúdo está alinhado às orientações da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), ao Currículo da Cidade e às Orientações Pedagógicas de Educação Alimentar e Nutricional. O foco está na promoção da autonomia e do autocuidado, bem como na valorização dos aspectos socioculturais da alimentação e da convivência escolar. Além disso, reforça o papel intencional da EAN na implementação do autosserviço, apoiando as(os) estudantes na escolha consciente dos alimentos, no ato de se servir e na ampliação da experimentação dos diferentes preparos e grupos alimentares, para além das preferências individuais. 

 Com carga horária de 8 horas, a formação é ofertada na modalidade EAD autoinstrucional. Ela se destina a diretores, coordenadores pedagógicos, professores, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais e nutricionistas da CODAE e RT de empresas terceirizadas ou assessoras. O objetivo é contribuir para a qualificação da política de alimentação escolar.  

Com a migração para a plataforma Moodle da EMASP, o curso passa a contar com validação institucional. Isso amplia o reconhecimento da formação para fins de certificação. A SME informa que os certificados emitidos em plataformas anteriores seguem válidos. 

Clique aqui para se inscrever na formação 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.674