Notícias

Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Formação orienta servidores e unidades educacionais sobre o autosserviço na alimentação escolar

Publicado em: 06/02/2026 16h21 | Atualizado em: 06/02/2026

Autesserviço na EMEI Monteiro Lobato, território da DRE Ipiranga

A formação “Autosserviço na Alimentação Escolar” passa, a partir de 2026, a ser ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), da Secretaria Municipal de Gestão. Destina-se principalmente às equipes das Unidades Educacionais. O foco está na compreensão e na análise sobre a melhor forma de distribuição dos alimentos e nas reflexões sobre as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para, quando avaliado pertinente, planejar a implementação dessa modalidade nas unidades da Rede Municipal. 

Nas Unidades Educacionais, a alimentação pode ser ofertada por diferentes modelos, sendo o prato pronto o mais utilizado. O autosserviço, também conhecido como self-service, é uma possibilidade a ser avaliada pela comunidade escolar. Ele pode ser implementado em todas as etapas e modalidades de ensino, em formatos como travessas nas mesas ou balcões térmicos, desde que adequados à altura e às condições dos bebês, crianças e estudantes. 

A modalidade foi retomada de forma reestruturada em 2022. Desde então, tornou-se obrigatória a realização do curso online para as unidades interessadas em sua implementação. A formação deve contar com a participação mínima de quatro representantes por Unidade Educacional: gestão, educador, integrante do quadro de apoio e nutricionista RT ou assessor. Essa composição garante o envolvimento dos diferentes segmentos da comunidade escolar no processo. 

O curso aborda a importância de que a adoção do autosserviço esteja inserida no Projeto Político-Pedagógico (PPP). Ele integra um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) construído de forma coletiva, considerando tempos e espaços das refeições, rotinas, estrutura física, materiais e dinâmicas de distribuição. Também destaca a atuação das equipes nos momentos de alimentação como parte dos processos educativos. 

O conteúdo está alinhado às orientações da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), ao Currículo da Cidade e às Orientações Pedagógicas de Educação Alimentar e Nutricional. O foco está na promoção da autonomia e do autocuidado, bem como na valorização dos aspectos socioculturais da alimentação e da convivência escolar. Além disso, reforça o papel intencional da EAN na implementação do autosserviço, apoiando as(os) estudantes na escolha consciente dos alimentos, no ato de se servir e na ampliação da experimentação dos diferentes preparos e grupos alimentares, para além das preferências individuais. 

 Com carga horária de 8 horas, a formação é ofertada na modalidade EAD autoinstrucional. Ela se destina a diretores, coordenadores pedagógicos, professores, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais e nutricionistas da CODAE e RT de empresas terceirizadas ou assessoras. O objetivo é contribuir para a qualificação da política de alimentação escolar.  

Com a migração para a plataforma Moodle da EMASP, o curso passa a contar com validação institucional. Isso amplia o reconhecimento da formação para fins de certificação. A SME informa que os certificados emitidos em plataformas anteriores seguem válidos. 

Clique aqui para se inscrever na formação 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
1 8 9 10 11 12 1.674