Notícias
O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Documento subsidiará educadoras e educadores
Publicado em: 27/08/2015 11h11 | Atualizado em: 27/08/2015
A Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) da Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga o documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil”.
A publicação tem o objetivo de subsidiar as educadoras e os educadores em seus estudos e pesquisas nos momentos coletivos para o fortalecimento das práticas pedagógicas que utilizam os recursos tecnológicos e midiáticos em ambientes híbridos, de modo a democratizar o acesso ao provocar discussões sobre a presença, o papel e a potencialidade destes nas Unidades Educacionais, como suportes das manifestações expressivas dos bebês e das crianças e como recursos que ampliem a pesquisa, a descoberta, a investigação, a observação, a comunicação, a interação e a divulgação das experiências infantis em conjunto com diferentes formas de linguagem.
O documento trabalha indagações nesse contexto, como, por exemplo: como conjugar brinquedos, papéis, tesouras, tintas, lápis de cor, lupas, lanternas, massa de modelar, areia, computador, câmera digital, projetor, scanner, gravador, TV, rádio e outros materiais no cotidiano da Educação Infantil constituindo ambientes híbridos, espaços ricos em possibilidades de experiências para as crianças? Como o espaço e o tempo deverão ser organizados para a utilização de tais recursos? Quem deve utilizar esses materiais, as crianças ou somente os adultos? Que interações deverão ser asseguradas entre crianças e essa gama de recursos? Como os diferentes espaços das UEs devem traduzir-se em ambientes de infinitas possibilidades de descobertas, experiências e criação para as crianças?
Clique aqui para acessar o documento.
Compartilhamento de práticas – A DOT EI convida as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a compartilharem práticas pedagógicas que envolvam o uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. Para tanto, é necessário enviar via e-mail para o endereço eletrônico dot3@prefeitura.sp.gov.br um relato contendo imagens em formato PDF.
Currículo Integrador da Infância Paulistana – Em consonância com o Programa Mais Educação São Paulo – Programa de Reorientação Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP), a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) vem trabalhando em parceria com a Rede o conceito de Currículo Integrador da Infância Paulistana, a partir do fortalecimento das concepções expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Orientação Normativa nº 01/2013 “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”. Tais documentos defendem que as propostas pedagógicas das Unidades Educacionais devem ter como um de seus princípios a valorização das múltiplas linguagens infantis como formas de expressão e não como disciplinas escolares e/ou áreas do conhecimento.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo completa sexto ano consecutivo sem fila para creches
CEU e COCEU
CEUs oferecem opções de cultura, lazer e esporte com piscinas abertas para a comunidade
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para cadastro de professores interessados em eventual contratação temporária na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga cronograma da atribuição de aulas para 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Relacionadas
Projeto “Alimentação Orgânica e Sustentabilidade” beneficia mais de 600 crianças de quatro CEIs da DRE Ipiranga
Publicado em: 23/06/2025 10h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Francisco Rebolo lança livro de poesias feito por estudantes
Publicado em: 23/06/2025 9h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Educação Ambiental