Notícias
CEU Jambeiro recebe apresentação dos Trabalhos Colaborativos de Autoria da DRE Guaianases
VI Edição do Seminário de Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) - Adolescências em foco aconteceu no CEU Jambeiro e contou com a presença das equipes gestoras, professores e estudantes
Publicado em: 11/11/2022 17h08 | Atualizado em: 16/11/2022
A VI Edição do Seminário de Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) Adolescências em foco aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, dia 10 de novembro, e contou com a presença das equipes gestoras, professores e estudantes. A ação foi organizada pela Diretoria Regional de Educação de Guaianases (DRE-G).
Dando início à apresentação, a responsável pela formação do ciclo autoral do 7º ao 9º ano, Fernanda Xavier, deu as boas-vindas a todos os estudantes e em seguida passou a palavra para a diretora da DIPED, Ester Marques de Paula Dionísio, e na sequência para a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana.
Para apresentar os TCAs, os estudantes subiram ao palco interagindo com a plateia e anunciando os trabalhos das unidades presentes.
Entre os temas discutidos estavam: dependência digital, qual rumo de uma geração alienada; assistência psicológica na escola, gravidez na adolescência, gênero no cenário político; diversidade e desigualdade na e da cidade.
O Trabalho de Colaborativo de Autoria é importante para os estudantes e os temas abordam problemas do dia a dia, pensando em melhorias para a sociedade. O TCA permite reconhecer diferenças e participar efetivamente na construção de decisões e propostas visando à transformação social e à construção de um mundo melhor.
No seminário, os estudantes apresentaram o desenvolvimento dos trabalhos realizados nas Unidades Educacionais com o objetivo de divulgar ações que possibilitam que o protagonismo, a autoria e a autonomia discente e docente estejam presentes em todas as etapas dos projetos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 04/12/2025 12h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Publicado em: 04/12/2025 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Publicado em: 04/12/2025 9h33 - em Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Publicado em: 03/12/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 03/12/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação