Notícias

SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil

Material está disponível para educadores e toda a comunidade no Acervo Digital

Publicado em: 04/12/2025 9h33 | Atualizado em: 04/12/2025

Fortalecendo o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a gestão democrática, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou a publicação “Grêmio em Foco – Conhecendo os Grêmios Estudantis” que traz orientações e diretrizes para o trabalho com os estudantes, professores e gestores. O documenta está disponível para consulta de toda a comunidade no Acervo Digital 

O material é resultado do trabalho conjunto da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP/COCEU) com participação de estudantes gremistas, professores orientadores e equipes técnicas. A publicação reúne histórico do movimento estudantil, orientações sobre a criação e organização dos Grêmios, diretrizes para gestão democrática, capítulos sobre comunicação, projetos, utilização da verba do PTRF – Orçamento Grêmio Estudantil.  

Esse material vai apoiar as ações dos grêmios estudantis em todas as unidades educacionais. Lá tem leis, decretos, portarias e também tem estratégias para que os grêmios sejam cada vez mais potentes junto aos gestores e professores e toda a comunidade escolar dos territórios”, destacou Rogério Gonçalves da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP/COCEU).  

O lançamento do documento aconteceu durante o 6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis que aconteceu na quarta-feira (03/12) no Clube Juventus.  Acesse a publicação na íntegra aqui.

Sobre os Grêmios  

Hoje, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio. São centenas de grupos que, diariamente, colocam em prática o diálogo, o cuidado com a comunidade escolar e a atuação estudantil consciente — nas EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs.   

O Programa Grêmios Estudantis foi instituído por meio do Decreto nº 58.840, de 3 de julho de 2019, para fortalecer a gestão democrática, o protagonismo estudantil e a cultura de paz conforme preconiza o Currículo da Cidade.  

 Em 2023, a Prefeitura de SP dobrou o valor de repasse para os grêmios de R$5 mil para R$10 mil para cada agremiação. O valor destinado é direcionado exclusivamente às ações dos grêmios. A proposta é que os estudantes gremistas dialoguem com os colegas, professores e equipe gestora, para definir a melhor forma de utilizar o dinheiro. 

Leia também: 6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685