Notícias

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro

Iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente

Publicado em: 13/10/2025 13h45 | Atualizado em: 13/10/2025

Projeto “vivências Com Insetos Emei Aliomar Baleeiro

Na turma 7J da EMEI Aliomar Baleeiro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, a curiosidade das crianças deu origem ao projeto “Vivências com Insetos”, conduzido pela professora Roberta Araujo. A proposta teve como objetivo estimular a investigação científica desde cedo, aproximando as crianças da natureza e do protagonismo do próprio aprendizado.

A iniciativa começou quando os pequenos, durante as brincadeiras nos espaços externos, passaram a observar formigas, joaninhas e outros insetos. Para organizar suas descobertas, criaram o “cantinho da natureza”, equipado com potes de observação, lupas, imagens e registros. Esse espaço se tornou ponto de encontro para experiências, perguntas e trocas de ideias.

As rodas de conversa revelaram a riqueza da curiosidade infantil: “Para onde as formigas estão indo?” ou até mesmo “O tucano é um inseto?”. A professora mediava as discussões, incentivando as crianças a buscar respostas em revistas, na internet, com colegas, familiares e outros professores. Assim, aprenderam que o conhecimento é construído coletivamente.

Um momento marcante ocorreu quando encontraram um pequeno casulo no pátio da escola. A partir dele, mergulharam no estudo do ciclo de vida das borboletas. Utilizando microscópios, insetos desidratados e exemplares em resina, as crianças puderam explorar de perto as diferentes estruturas dos seres vivos. O encantamento foi geral, e até funcionários da escola, pela primeira vez, experimentaram a observação com microscópios.

O aprendizado não ficou restrito à sala. As crianças dramatizaram histórias inspiradas nas descobertas e montaram um mural coletivo com curiosidades sobre o mundo dos insetos, como o número de patas, antenas e partes do corpo. Nessa fase, foram protagonistas, transformando investigação em produção criativa.

Segundo a professora Roberta, o projeto mostrou que ciências pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, valorizando os saberes e experiências que as crianças trazem de seu cotidiano. Além de despertar encantamento, a iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente, deixando um legado para toda a comunidade escolar.

Aliomar Biologia 5 Aliomar Biologia 4 Aliomar Biologia 3 Aliomar Biologia 2 Aliomar Biologia 1 Aliomar Biologia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante Em Sala De Aula

Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas

Publicado em: 30/07/2025 10h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta de peças de lego ao centro está escrito Prêmio Braille Bricks Lego com fundo branco e o emoji amarelo sorrindo e com óculos.

3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos

Publicado em: 30/07/2025 9h01 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Indi Ventura Branco 06

Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto

Publicado em: 29/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Feira com livros

Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa

Publicado em: 29/07/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Festival Rainhas Do Tabuleiro

SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez

Publicado em: 29/07/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 64 65 66 67 68 1.613