Notícias

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro

Iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente

Publicado em: 13/10/2025 13h45 | Atualizado em: 13/10/2025

Projeto “vivências Com Insetos Emei Aliomar Baleeiro

Na turma 7J da EMEI Aliomar Baleeiro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, a curiosidade das crianças deu origem ao projeto “Vivências com Insetos”, conduzido pela professora Roberta Araujo. A proposta teve como objetivo estimular a investigação científica desde cedo, aproximando as crianças da natureza e do protagonismo do próprio aprendizado.

A iniciativa começou quando os pequenos, durante as brincadeiras nos espaços externos, passaram a observar formigas, joaninhas e outros insetos. Para organizar suas descobertas, criaram o “cantinho da natureza”, equipado com potes de observação, lupas, imagens e registros. Esse espaço se tornou ponto de encontro para experiências, perguntas e trocas de ideias.

As rodas de conversa revelaram a riqueza da curiosidade infantil: “Para onde as formigas estão indo?” ou até mesmo “O tucano é um inseto?”. A professora mediava as discussões, incentivando as crianças a buscar respostas em revistas, na internet, com colegas, familiares e outros professores. Assim, aprenderam que o conhecimento é construído coletivamente.

Um momento marcante ocorreu quando encontraram um pequeno casulo no pátio da escola. A partir dele, mergulharam no estudo do ciclo de vida das borboletas. Utilizando microscópios, insetos desidratados e exemplares em resina, as crianças puderam explorar de perto as diferentes estruturas dos seres vivos. O encantamento foi geral, e até funcionários da escola, pela primeira vez, experimentaram a observação com microscópios.

O aprendizado não ficou restrito à sala. As crianças dramatizaram histórias inspiradas nas descobertas e montaram um mural coletivo com curiosidades sobre o mundo dos insetos, como o número de patas, antenas e partes do corpo. Nessa fase, foram protagonistas, transformando investigação em produção criativa.

Segundo a professora Roberta, o projeto mostrou que ciências pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, valorizando os saberes e experiências que as crianças trazem de seu cotidiano. Além de despertar encantamento, a iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente, deixando um legado para toda a comunidade escolar.

Aliomar Biologia 5 Aliomar Biologia 4 Aliomar Biologia 3 Aliomar Biologia 2 Aliomar Biologia 1 Aliomar Biologia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Recebeu Representantes Dos Sindicatos Para Dialogar Sobre Valorização Do Quadro De Apoio

SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio

Publicado em: 01/08/2025 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante e professor com o computador portátil sobre a mesa aprendendo programação em atividade relacionada a COP30.

EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”

Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Oficina De Chocolate Chegam A 17 Ceus Da Cidade

Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista

Publicado em: 31/07/2025 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem Educação Integral Mec

Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC

Publicado em: 31/07/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Dia Da Família Marca Momento De Diálogo E Parceria Entre Escola E Famílias
1 63 64 65 66 67 1.613