Notícias
Covid – 19: São Paulo entrega cadernos de estudos traduzidos em três idiomas diferentes para atender estudantes imigrantes
150 professores se voluntariaram e os cadernos serão entregues em inglês, espanhol e francês para estudantes e famílias imigrantes da cidade
Publicado em: 30/11/2020 8h36 | Atualizado em: 20/01/2021![Imagem com a capa dos 3 livros traduzidos.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/LivrosLinguasPortal.jpg)
A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo traduziu parte dos cadernos pedagógicos Trilhas de Aprendizagens e materiais de orientação para três idiomas: Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa a fim de atender cerca de 4 mil estudantes imigrantes da Rede Municipal de Ensino e suas famílias. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), UNICEF e Organização Internacional Migrante . A entrega começará em junho pelos Correios.
A iniciativa é voltada aos alunos que estão em processo de alfabetização na Língua Portuguesa. Ao todo, cerca se 150 pessoas se mobilizaram e voluntariamente se dedicaram a realizar as traduções. Os cadernos estão disponíveis também no Portal SME para que as atividades sejam desenvolvidas em casa.
A ação pretende tornar acessível os materiais pedagógicos e orientações às famílias imigrantes durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid – 19 (Coronavírus).
Foram traduzidos 5 cadernos Trilhas de Aprendizagens, sendo eles: Educação Infantil (para crianças de 0 a 3 anos), Educação Infantil (para crianças de 4 a 5 anos) e materiais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano). Além da língua inglesa, os conteúdos estão disponibilizados em Francês e Espanhol.
“A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo agradece o empenho dos voluntários e educadores que se disponibilizaram a traduzir os conteúdos dos cadernos Trilhas de Aprendizagens. A iniciativa traz equidade a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino durante o processo de aprendizagem no período de distanciamento social”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui cerca de 6 mil estudantes estrangeiros, com destaque para os imigrantes bolivianos e haitianos.
Cadernos Trilhas de Aprendizagens
Os materiais pedagógicos “Trilhas de Aprendizagens” foram elaborados por educadores da Secretaria Municipal de Educação e acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus). Ao todo, são 14 cadernos destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material chegará impressos às casas dos estudantes, via Correios, e também está disponível online no Portal da SME.
Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses. O conteúdo respeita o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.
As famílias devem manter o cadastro atualizado para receberem os cadernos e demais materiais da Secretaria. Basta preencher o formulário online atualizando os dados cadastrais.
Acesse o conteúdo online dos Cadernos Trilhas de Aprendizagem.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta os cuidados necessários durante as altas temperaturas
Secretaria Municipal de Educação
Sesc 14 Bis promove palestra sobre a exposição "Pausa" que traz reflexões sobre o cotidiano das infâncias
Secretaria Municipal de Educação
Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país
Secretaria Municipal de Educação
Prêmios do concurso “Cozinhas e Infâncias” começam a ser entregues nas unidades educacionais vencedoras
Secretaria Municipal de Educação
Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de SP também beneficiou os estudantes de escolas particulares
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno
Relacionadas
![Platéia no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo para entrega do 1º Prêmio Heitor Villa-Lobos.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/1º-Prêmio-Villa-lobos_825x470-825x470.jpg)
Escolas Municipais recebem 1º Prêmio Heitor Villa-Lobos em cerimônia solene na Câmara Municipal de São Paulo
Ação valoriza projetos e trabalhos inovadores na área de Educação Musical na Rede Municipal
Publicado em: 02/12/2019 7h52 - em Secretaria Municipal de Educação
![Ii Jornada Pedagógica](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/II-jornada-pedagógica.jpg)
As Jornadas Pedagógicas como movimentos formativos na Educação Infantil
Formação ocorreu entre os dias 28 e 29 de novembro e envolveu mais de 60 mil educadores
Publicado em: 02/12/2019 7h30 - em Educação Infantil
![Imagem mostra meninas fazendo uma apresentação de balé.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/Balé.jpg)
Escola da Brasilândia promove sua oitava mostra de dança
Ação faz parte do projeto “Educando através da dança”, que ensina balé e hip-hop para 138 estudantes da EMEF Profº André Rodrigues de Alckmin
Publicado em: 02/12/2019 6h54 - em Secretaria Municipal de Educação
![Imagem tirada de trás de uma sala de aula com pessoas sentadas e um homem de pé ao meio.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/As-Diferenças-em-Pauta-3.jpg)
Escolas da DRE Freguesia/Brasilândia discutem Culturas Imigrantes
Encontros foram organizados pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA)
Publicado em: 29/11/2019 8h05 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
![Imagem mostra 3 alunas segurando uma Revista com o Artigo Científico que foi publicado na Revista Internacional da Universidade de São Paulo. Atrás, aparecem 3 professoras que orientaram as produções.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Artigo-Cientifico.jpg)
Estudantes do Ensino Médio publicam artigos científicos em Revista da USP pela primeira vez
Dois artigos escritos por quatro estudantes serão publicados de forma inédita junto com estudos de pesquisadores com alto nível acadêmico
Publicado em: 29/11/2019 6h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé