Notícias

SME assina acordo com Comitê Paralímpico Brasileiro para capacitar 500 educadores físicos da Rede Municipal

Profissionais vão atuar no atendimento aos estudantes com deficiência

Publicado em: 29/08/2022 20h20 | Atualizado em: 30/08/2022
Esgrima 1

A Secretaria Municipal de Educação assinou nesta segunda-feira (29) um acordo de cooperação técnica com o Comitê Paralímpico Brasileiro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. O novo acordo é uma ampliação da parceria, iniciada em 2018, e prevê a formação de 500 professores da Rede Municipal para atendimento de estudantes com deficiência.

Participaram do evento o secretário de Educação, Fernando Padula, e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco. A coordenadora dos CEUs, Roseli Marcelli Santos de Carvalho, diretores regionais e DICEU. O Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado e o Diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, também estiveram na cerimônia.

Além da capacitação de professores, o acordo prevê vagas aos alunos na escola paralímpica de esportes. O estudante, com idade entre 8 a 17 anos, que tiver interesse poderá procurar a unidade escolar para informações sobre a inscrição no programa. Uma vez inscrito o aluno vai conhecer e experimentar as modalidades e ver qual mais se identifica para iniciar no esporte.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) oferece 15 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado.

“O projeto atua na formação cidadã e proporciona as experiências necessárias para que cada um se desenvolva dentro das suas potencialidades”, diz Uelinton de Seixas, diretor da Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da SME-COCEU.

A Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ー TGD e altas habilidades ou superdotação nas unidades educacionais e espaços educativos da Secretaria Municipal de Educação, observadas as diretrizes estabelecidas no Decreto 57.379, de 13 de outubro de 2016.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302