Notícias

SME assina acordo com Comitê Paralímpico Brasileiro para capacitar 500 educadores físicos da Rede Municipal

Profissionais vão atuar no atendimento aos estudantes com deficiência

Publicado em: 29/08/2022 20h20 | Atualizado em: 30/08/2022
Esgrima 1

A Secretaria Municipal de Educação assinou nesta segunda-feira (29) um acordo de cooperação técnica com o Comitê Paralímpico Brasileiro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. O novo acordo é uma ampliação da parceria, iniciada em 2018, e prevê a formação de 500 professores da Rede Municipal para atendimento de estudantes com deficiência.

Participaram do evento o secretário de Educação, Fernando Padula, e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco. A coordenadora dos CEUs, Roseli Marcelli Santos de Carvalho, diretores regionais e DICEU. O Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado e o Diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, também estiveram na cerimônia.

Além da capacitação de professores, o acordo prevê vagas aos alunos na escola paralímpica de esportes. O estudante, com idade entre 8 a 17 anos, que tiver interesse poderá procurar a unidade escolar para informações sobre a inscrição no programa. Uma vez inscrito o aluno vai conhecer e experimentar as modalidades e ver qual mais se identifica para iniciar no esporte.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) oferece 15 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado.

“O projeto atua na formação cidadã e proporciona as experiências necessárias para que cada um se desenvolva dentro das suas potencialidades”, diz Uelinton de Seixas, diretor da Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da SME-COCEU.

A Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ー TGD e altas habilidades ou superdotação nas unidades educacionais e espaços educativos da Secretaria Municipal de Educação, observadas as diretrizes estabelecidas no Decreto 57.379, de 13 de outubro de 2016.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de uma pessoa segurando um cartaz escrito

Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME

Publicado em: 13/06/2025 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor lê livro para estudantes em escada de escola

SME organiza ações para o junho migrante em escolas

Publicado em: 13/06/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Diversas pessoas sentadas, voltadas para frente, assistindo a uma apresentação. Uma mulher está em pé, ao centro, falando diante de uma tela de projeção onde aparece o logotipo do Gabinete Integrado de Proteção Escolar.
Na imagem, vemos três crianças pequenas, do CEI Maria Beatriz Nascimento, sorrindo e posando para a foto dentro da Arena Corinthians, um famoso estádio de futebol em São Paulo. Elas estão usando crachás e camisetas brancas. Ao fundo, aparecem as arquibancadas vazias com cadeiras brancas.

Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visita a Arena Corinthians

Publicado em: 13/06/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Analista De Esporte em atividade na piscina com adultos

SME divulga classificação para Analista de Educação Física dos CEUs

Publicado em: 13/06/2025 12h25 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.527