No primeiro plano está escrito Trilhas de Aprendizagens na cor azul. Ao fundo uma sobreposição de diversos trinagulos coloridos dispersos aleatoriamente

Queridas famílias, bebês e crianças, professoras, professores, equipes gestoras e todos os demais educadores da Rede Municipal de Ensino.

Devido a Pandemia causada pela COVID -19 as meninas e meninos de nossos territórios estão realizando vivências e atividades que outrora ocorriam nos diversos territórios das 13 Diretorias Regionais de Ensino do Município de são Paulo, em suas casas, tendo suas famílias como mediadores.

Bolhas de sabão com água, pés- de – lata, músicas, teatro, cores, letras, números, pinturas, artes e muitas outras vivências, agora acontecem nas casas das meninas e meninos, que estão enfrentando a complexa tarefa de ficar em casa.

Compreendemos que o momento é difícil e que as medidas de segurança como: usar álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, usar máscaras e ficar em casa sempre que puder, é essencial para salvar nossas vidas e das pessoas que estão em nossa volta. Diante disso e da necessidade de pensarmos em práticas pedagógicas possíveis para esse período que vivemos afastados, dentre outras práticas a Secretaria Municipal da Educação, criou a coleção de cadernos: “Trilhas de Aprendizagens” que foram enviados para as famílias.

 

ATIVIDADES DE APOIO E COMPLEMENTARES

As atividades que aqui se encontram são de acolhimento e de conteúdos escolares. Essas servem para um momento inicial de reflexão e de estudos complementares neste momento de volta às aulas. Elas poderão ser realizadas, inicialmente, com ajuda de um adulto ou sozinhos (se forem jovens ou adultos), mas é importante que sejam compartilhadas com outros colegas, preferencialmente, utilizando os recursos digitais, neste primeiro momento.

Sempre que precisar, consulte seu(sua) professor(a). Para acessá-las, clique em cada um dos anos, e, em seguida, nas atividades.

Sejam bem-vindos(as) e que tenhamos um ano de muitas aprendizagens!

Ciclo de Alfabetização

Ciclo Interdisciplinar

Ciclo Autoral

TRADUÇÕES

Como a equidade é premissa que permeia toda e qualquer prática, compreendeu-se a necessidade de tradução dos cadernos para as crianças de famílias imigrantes. Pesquisamos os idiomas falados pelas famílias dos bebês e crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino e concluímos que: Espanhol, Francês e Inglês, são os mais utilizados. Desse modo, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, mobilizamos 140 voluntários, para a tradução dos cadernos ”Trilhas de Aprendizagens” que agora também estão disponíveis aqui no portal nesses idiomas.

Esperamos que esses volumes auxiliem todas as famílias que não falam Língua Portuguesa e que as vivências em casa possam ter ricas interações entre os adultos e crianças.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Os materiais pedagógicos “Trilhas de Aprendizagens” foram elaborados por educadores da Secretaria Municipal de Educação e acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus).

Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses. O conteúdo respeita o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

Materiais para download - Volume 1

Materiais para download - Volume 2

Materiais para download - Volume 2 - Bilíngue para Surdos

Vídeos com tradução em Libras - Língua Brasileira de Sinais

Carta para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos