Notícias

Criador do programa Scratch conversa sobre linguagem de programação

Evento contou com apresentação de projetos desenvolvidos por Professores de Informática na RME

Publicado em: 16/11/2017 15h00 | Atualizado em: 30/11/2020
Criador_programa_Scratch_740_x_430.jpg

Aconteceu nesta segunda, 9 de outubro, no auditório da Uninove, Campus Vergueiro, o evento “Conversando com Mitchel Resnick”.

O Secretário Municipal de Educação. Alexandre Schneider, e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Leila Barbosa Oliva, estiveram presentes no evento. Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram como ouvintes e palestrantes, apresentando relatos de práticas desenvolvidas nas unidades educacionais fazendo uso do programa Scratch, tema central do evento.

Scratch é um programa de computador disponibilizado gratuitamente. Com ele, é possível criar animações, histórias interativas e jogos. O software foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.

O membro integrante do MIT e criador do programa Scratch, Mitchel Resnick, participou do evento conversando com o público a respeito do software. Ele também abordou a importância da infância para o processo criativo. “A sociedade precisa agir e pensar de maneira criativa e inovadora. Isso começa no jardim de infância”, comentou Resnick.

Princípios e possibilidades – O programa é baseado em quatro princípios básicos:

1. Projects (projetos);

2. Passion (Paixão);

3. Play (Jogo);

4. Peers (Pares)

“Queremos conectar as crianças com esta forma de aprendizado nas escolas, partindo do interesse delas”, revela Resnick sobre a metodologia do programa.

O criador do Scratch apresentou possibilidades de criação no programa com diferentes temas e formatos feitos por crianças em diferentes partes do mundo. Mitchel ainda elogiou o trabalho apresentado e desenvolvido pelos professores da RME e se colocou à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o uso do programa.

Apresentações – Os professores POIEs convidados para apresentar seus respectivos trabalhos com o programa Scracth foram:

Professor Paulo – EMEF Professora Ana Maria Alves Benetti – DRE Santo Amaro;

Professora Débora – EMEF Almirante Ari Parreiras – DRE Santo Amaro;

Professor Sandro – EMEF Eliane Benute Lessa Ayres Goncalves, professora- Nany Benute – DRE Pirituba / Jaraguá;

Professora Elisângela – EMEF Cel. José Herminio Rodrigues – DRE Freguesia Brasilândia.

Os trabalhos versaram sobre práticas com o programa Scracth, Arduíno, o site “A Hora do Código” e algumas proposições na robótica.

Confira as fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Folder com fundo na cor amarela com o título do evento na parte superior em letras na cor azul. Abaixo, algumas imagens espalhadas de pessoas caminhando, dançando e tocando instrumento musical. São, no total, oito pessoas. Compondo a imagem, também tem notas musicais e um livro. Na parte central inferior, estão localizados os logos da DRE Campo Limpo e dos CEUs. No lado direito inferior, o logo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

CEUs da DRE Campo Limpo participam de sarau virtual

Publicado em: 14/06/2021 5h19 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudante do Imprensa Jovem opera equipamentos de rádio.
Imagem mostra estudantes da EMEF Marechal representando a Prefeitura de SP em Torneio no Clube Paulistano em 2019

Projeto que ensina xadrez completa dez anos na EMEF Marechal

Publicado em: 14/06/2021 2h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem possui quatro quadrantes cada um com um tabuleiro de Jogo da Onça diferente.

Saem os premiados do II Concurso do Jogo da Onça 2021

Publicado em: 11/06/2021 8h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de duas meninas sentadas lado a lado com um livro sobre suas pernas. Elas estão em uma área externa com árvores ao fundo, sentadas sobre um brinquedo de madeira e olham para o livro. Na parte superior centralizada, o texto: Sala de Leitura: vivências, saberes e práticas
1 333 334 335 336 337 1.494