Seminário Somos Amigo do Peito ocorre neste sábado (19)

Iniciativa terá público estimado de 500 participantes e acontecerá na Uninove campus memorial

Publicado em: 17/08/2023 10h00 | Atualizado em: 01/09/2023
Fotografia de duas mulheres sentadas amamentando suas crianças em área externa da unidade educacional.

Neste sábado (19), ocorre o Seminário “Somos Amigos do Peito – 2023”, das 8h às 17h, na Uninove campus Memorial. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que intensifica as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno no mês de agosto.

É esperada a participação de 500 profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino (RME) da capital. O seminário contará com relatos de práticas e exposição dialogada sobre ações de aleitamento materno que estão sendo realizadas nos CEIs da rede municipal, além de um panorama geral e evolução da Campanha CEI Amigo do Peito.

Entre os temas debatidos, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a importância do aleitamento materno e panorama do aleitamento no Brasil e os principais desafios das famílias na manutenção da amamentação após retorno ao trabalho e ingresso dos bebês aos centros de educação infantil.

Além disso, haverá conscientização sobre o apoio à amamentação e como fazer a diferença para mães e pais que trabalham, sobre atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame precoce, entre outros.

Confira, abaixo, a programação completa:

Recepção dos participantes e assinatura das listas de presença

Abertura do evento e boas vindas com Fátima Brum, Coordenadora da CODAE, e Fernanda Menezes, Nutricionista Responsável Técnica SME/CODAE

Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham com a Dra. Vânia Gato, pediatra.

Recomendações para a promoção do aleitamento materno no contexto da alimentação escolar com Nathália Tarossi Locatelli, assessora técnica no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE UNIFESP).

Como o aleitamento materno está acontecendo nos CEIs de São Paulo? com Kátia Iared, nutricionista da SME/CODAE.

Amamentação exclusiva de bebês até 6 meses no CEI: é possível? Mediação de Juciléia Vicente, nutricionista da SME/CODAE, e CEI Parceiro Instituto Dona Ana Rosa.

Intervalo para almoço

Tarde

Atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame com Viviane Laudelino Vieira, pesquisadora e supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri).

Interesse dos familiares em manter a amamentação nos CEIs com Valéria de Freitas, nutricionista da SME/CODAE.

UBS e CEI como rede de apoio com mediação de Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica na Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus (SMS), UBS Jd. Paraguaçu e CEI Parceiro Construindo Sonhos.

Projetos e ambientes nos CEIs fazem a diferença! com Amanda Bianchi, nutricionista da SME/CODAE.

O PPP como instrumento para fortalecer e legitimar o trabalho em equipe com mediação de Flávia Amador, nutricionista da SME/CODAE e CEI Parceiro Belém.

Construindo caminhos para acolher e nutrir com mediação de Daniela Almeida, nutricionista da SME/CODAE, CEI Parceiro Profª. Eunice Pinheiro Machado Padovan e CEMEI Parque do Carmo.

Campanha CEI Amigo do Peito

A campanha CEI Amigo do Peito é promotora do aleitamento materno para todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, coordenada por um Grupo de Trabalho (GT) da Coordenadoria de Alimentação Escolar.

Desde o seu lançamento, o número de CEIs que se apresentaram como promotores e apoiadores do aleitamento materno e que receberam o Selo CEI Amigo do Peito passou de 93 em 2018 para 875 em 2022, o que representa 34% dos CEIs da Rede Municipal.

Para mais informações, acesse a página do CEI Amigo do Peito.

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos

Publicado em: 02/05/2024 5h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes Participande De Mostra De Cinema

Mostra de Cinema na EMEF Hipólito José da Costa inicia nesta quinta-feira (2)

Publicado em: 02/05/2024 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um grupo de crianças sentadas em roda. Há um homem de colete amarelo sendo o recreador.

SME abre inscrições para contratações temporárias da edição de julho do Recreio nas Férias

Publicado em: 02/05/2024 9h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Espaço com brinquedos de madeira e parede colorida
Ceu Água Azul