Notícias

Professora da Rede Municipal ganha bolsa para estudar na Irlanda

Docente é uma das 30 bolsistas selecionadas pela Capes para estudar no Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda

Publicado em: 16/08/2023 16h37 | Atualizado em: 16/08/2023
Imagem com 30 participantes de curso na Irlandaa

Bolsistas com representantes da universidade

A professora de inglês da rede municipal, Camila de Oliveira Barbosa, viajou nesta quarta-feira (16), para Limerick, na Irlanda, para participar de um curso de liderança educacional no Mary Immaculate College (MIC). Os custos serão cobertos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação.

A bolsa é resultado de um processo seletivo iniciado em dezembro de 2022 destinado para profissionais de educação do Brasil todo. A seleção inicial contou com 120 candidatos, que participaram de um programa de inglês online. Destes, foram selecionados 30 professores, a partir de critérios como desempenho e estado onde vivem. 

Os 30 professores selecionados vão participar de um curso com temas de liderança educacional, mudança curricular e tutoria de professores, no Mary Immaculate College, uma das principais universidades da Irlanda. Todos os custos fora do país serão cobertos pelo Capes. 

A professora Camila de Oliveira Barbosa, que dá aulas de língua inglesa na EMEF João Amos Comenius há cerca de 5 anos, falou sobre as expectativas para o curso. “É uma oportunidade única de contato com outros tipos de escolas e culturas diferentes, em específico na Irlanda, que possui um dos melhores sistemas de educação no mundo”, apontou.

De acordo com o último estudo divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia os índices de educação dos países, a Irlanda está em oitavo lugar. Além disso, cerca de 60% dos estudantes saem da rede pública irlandesa direto para o ensino superior. 

Imagem com três mulheres sorrindo apra a câmera

Professora Camila de Oliveira Barbosa (centro), Diretora Regional de Freguesia/Brasilândia, Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso (direita) e Diretora de DIPED da DRE FB, Daniela Alfredo Seni (esquerda)

Mary Immaculate College

O Mary Immaculate College (Faculdade Maria Imaculada/MIC) é uma universidade fundada em 1898 conectada à Universidade de Limerick, na Irlanda. O espaço conta com mais de 5 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, como Psicologia, Artes e Early Childhood Care and Education (semelhante a pedagogia).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426