Notícias

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Curso acontecerá entre os dias 10 e 28 de junho

Publicado em: 16/06/2016 9h20 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_jogos_brincadeiras_indiginas_740_x_430.jpg

Acontece nas dependências da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga o curso optativo “O Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas”, ação formativa, desenvolvida pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica – COPED, Núcleo de Educação Étnico-racial no qual educadores estão se apropriando, através da abordagem conceitual e de vivências, das brincadeiras que expressam a cosmovisão indígena.

O curso, que se insere no Programa de Educação em Relações Étnico-raciais e no Programa de Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, visa oferecer aportes para uma prática pedagógica Intercultural, valorizando as matrizes formadoras da cultura brasileira.

Sobre o Jogo da onça – “Adugo” ou “Jogo da Onça”, é um jogo de tabuleiro praticado pelos povos indígenas; Bororo no Mato Grosso, Manchakeri no Acre e entre os Guaranis em São Paulo. O jogo consiste num tabuleiro desenhado na terra onde pedras e sementes são usadas como peças. É praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a Onça e o outro jogador fica com 14 cachorros. O objetivo de quem está com a Onça é capturar cinco cachorros. No entanto o objetivo de quem está com os cachorros é encurralar a Onça em sua toca. Vence o jogador que atingir esses objetivos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME vai prorrogar contrato de cerca de 5 mil professores

Publicado em: 15/12/2023 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto ilustrativa de Coordenador Pedagógico

SME convoca candidatos aprovados nos concursos de Supervisor Escolar e Coordenador Pedagógico

Publicado em: 15/12/2023 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Premio estágios

Duas estagiárias da Rede Municipal recebem prêmio “As Melhores Práticas de Estágio”

Publicado em: 14/12/2023 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Piscinas do Centro Educacional Unificado (CEU).

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 14/12/2023 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e uma mulher adulta dentro da água na praia. As crianças estão sentadas na parte rasa.

CEU CEI Uirapuru realiza saída pedagógica para o Guarujá com as turmas do minigrupo

Publicado em: 13/12/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 262 263 264 265 266 1.674