Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Docentes podem fazer agendamento e levar os alunos até os laboratórios para aprender mais sobre programação, corte a laser, eletrônica, entre outros temas

Publicado em: 22/02/2024 11h30 | Atualizado em: 23/02/2024

Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.Programa Fab Lab Livre SP, uma rede de 13 laboratórios públicos de fabricação digital instalados em toda a capital, está com a agenda aberta para oficinas destinadas a turmas de estudantes e professores da Rede Municipal. Os espaços são equipados com impressora 3D, cortadoras a laser, entre outros itens que permitem desenvolver ideias criativas e inovadoras.

No portfólio de oficinas, há muitas opções de temas alinhados ao Currículo da Cidade como Modelagem e Impressão 3D com TinkerCAD, Scanner 3D com Sense 3D, Eletrônica com Protoboard, Linguagem de Programação de Jogos com Scratch, Arduíno com Sensores e Vestíveis com Lilypad e muito mais. A lista pode ser consultada na portaria que oficializa a parceria entre o Departamento de Fabricação Digital (DFD), da SMIT, e a Divisão de Currículo e Tecnologias para Aprendizagem (TPA), da SME.

Clique aqui:

A portaria tem como objetivo ampliar o acesso e formação pedagógica de professores, fornecidas em conjunto e como apoio às ações do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), atuando nas escolas que possuem um currículo específico e aulas para as tecnologias.

As oficinas e atividades abertas que tenham como público alvo professores e estudantes da RME estarão disponíveis com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da sua realização, sendo coerente com o objetivo da parceria e com o prazo de manifestação de interesse.

Os agendamentos e manifestações de interesse nas oficinas e atividades a serem realizadas devem ser enviados para o endereço agendamentofablab@prefeitura.sp.gov.br, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do início do mês seguinte. Ou seja, interessados nas atividades de um mês devem enviar suas manifestações até o dia 15 do mês anterior, e assim sucessivamente.

Saiba mais em https://fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/