Notícias

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Docentes podem fazer agendamento e levar os alunos até os laboratórios para aprender mais sobre programação, corte a laser, eletrônica, entre outros temas

Publicado em: 22/02/2024 11h30 | Atualizado em: 23/02/2024

Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.Programa Fab Lab Livre SP, uma rede de 13 laboratórios públicos de fabricação digital instalados em toda a capital, está com a agenda aberta para oficinas destinadas a turmas de estudantes e professores da Rede Municipal. Os espaços são equipados com impressora 3D, cortadoras a laser, entre outros itens que permitem desenvolver ideias criativas e inovadoras.

No portfólio de oficinas, há muitas opções de temas alinhados ao Currículo da Cidade como Modelagem e Impressão 3D com TinkerCAD, Scanner 3D com Sense 3D, Eletrônica com Protoboard, Linguagem de Programação de Jogos com Scratch, Arduíno com Sensores e Vestíveis com Lilypad e muito mais. A lista pode ser consultada na portaria que oficializa a parceria entre o Departamento de Fabricação Digital (DFD), da SMIT, e a Divisão de Currículo e Tecnologias para Aprendizagem (TPA), da SME.

Clique aqui:

https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-conjunta-secretaria-municipal-de-inovacao-e-tecnologia-smit-secretaria-municipal-de-educacao-sme-1-de-8-de-agosto-de-2023

A portaria tem como objetivo ampliar o acesso e formação pedagógica de professores, fornecidas em conjunto e como apoio às ações do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), atuando nas escolas que possuem um currículo específico e aulas para as tecnologias.

As oficinas e atividades abertas que tenham como público alvo professores e estudantes da RME estarão disponíveis com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da sua realização, sendo coerente com o objetivo da parceria e com o prazo de manifestação de interesse.

Os agendamentos e manifestações de interesse nas oficinas e atividades a serem realizadas devem ser enviados para o endereço agendamentofablab@prefeitura.sp.gov.br, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do início do mês seguinte. Ou seja, interessados nas atividades de um mês devem enviar suas manifestações até o dia 15 do mês anterior, e assim sucessivamente.

Saiba mais em https://fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440