Notícias

Disponível Volume 4 da Série Diálogos com o NAAPA

Livro traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento de vida 

Publicado em: 07/05/2021 7h50 | Atualizado em: 07/05/2021
Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Adolescentes e Educadores: construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Dando continuidade à Série Diálogos com o NAAPA, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulga mais um caderno denominado “Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte”. O material surgiu a partir de encontros entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar durante o ano de 2020.

A quarta publicação traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento da vida, repleto de questionamentos e permeado por diversos conflitos. Por isso mesmo, tão desafiador e rico no que se refere tanto à construção da subjetividade, como da alteridade. Deslocar o olhar da perspectiva marcada, principalmente, por conflitos pode ser o início do diálogo que se busca estabelecer entre o educador e o adolescente.

Compreender a adolescência requer compreender o tempo de transição pelo qual o estudante passa, uma vez que não se identifica mais com a infância, mas ainda não é adulto. Portanto, esta experiência adolescente é marcada pela novidade e pela insegurança, sentimentos que geram sofrimento.

Nesse sentido, estabelecer diálogo com o adolescente mediado por um repertório artístico parece ser um caminho bastante eficiente. Uma vez que a arte, por trazer o sensível na sua linguagem, permite a expressão e representação de inúmeras sensações e angústias presentes na adolescência. É certo que a conversa entre adolescentes e educadores nasce de uma escuta atenta e interessada, capaz de produzir sentido e aprendizado, reconhecendo a potência e as ressonâncias advindas dela.

O material ainda apresenta relatos de experiências de educadores e estudantes. Não há a pretensão de se constituir como um modelo a ser seguido. Porém, se mostra como mais uma ação promotora de aprendizagem e desenvolvimento, como também um exercício construtor de relações dialógicas e facilitadoras do encontro com esse tempo da vida.

Acesse o Volume 4 – Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Os quatro primeiros volumes estão no Portal SME disponíveis virtualmente para leitura e download. Na próxima sexta-feira (14), divulgaremos o último caderno intitulado Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada de um CEU com o recorte de uma bandeira com as cores do arco íris
Estudantes sentados em volta de uma mesa produzindo com sacolinhas plásticas uma releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Professor Paulo veste blusa vermelha e caminha entre dois alunos sendo uma menina com blusa rosa e calça jeans à sua direita e um menino de camiseta e bermuda preta à esquerda. Eles andam em um corredor estreito do bairro da Liberdade olhando para os imóveis. Uma das casas tem paredes brancas e a outra colorida com a pintura de uma menina negra.

Professor da rede municipal de SP concorre como Educador do Ano

Publicado em: 09/06/2022 3h53 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

fotografia de duas mãos digitando em um notebook. Imagem com logomarca da UFABC e da UNICEUUfabc

7 polos da UniCEU estão com a inscrições abertas para Cursos de Especialização gratuitos 

Publicado em: 07/06/2022 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 10 crianças a frente de uma obra da exposição.

CEU Navegantes faz visita à ‘Bienal do Lixo’

Publicado em: 07/06/2022 2h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 240 241 242 243 244 1.491