Notícias
Programa de atendimento oftalmológico da Prefeitura de São Paulo segue avançando nas escolas municipais
Neste mês as escolas da região do Ipiranga começam a receber os atendimentos para avaliar a saúde ocular dos estudantes
Publicado em: 22/05/2024 15h28 | Atualizado em: 22/05/2024
Para examinar a saúde ocular dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) o Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue avançando nas escolas. Neste mês, as unidades da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ipiranga serão contempladas. Na última quinta-feira (16) os Secretários Municipais de Educação, Fernando Padula, e da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, acompanharam os atendimentos na EMEF Ruth Lopes, localizada na Vila Zelina.
A proposta do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia é examinar a saúde ocular de mais de 423 mil estudantes matriculados na Rede Municipal. A iniciativa almeja aprimorar o rendimento acadêmico ao proporcionar serviços oftalmológicos gratuitos, como a distribuição de óculos, assistência hospitalar e intervenções de acordo com a necessidade de cada um.
Desde dezembro do último ano já foram contempladas mais de 50 escolas e 23 mil atendimentos. A previsão é cobrir todas as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs). Está em andamento o atendimento nas unidades da DRE Pirituba/Jaraguá, São Mateus e Butantã. As famílias dos estudantes podem procurar a secretaria da unidade para saber mais informações e o cronograma de atendimento.
A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.
Os estudantes passam por uma série de exames para avaliar a situação da saúde ocular, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos têm a oportunidade de escolher a própria armação. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, como estrabismo, é realizado um encaminhamento para o Instituto Suel Abujamra para atendimento hospitalar.
As crianças e adolescentes que recebem prescrição de óculos são auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada estudante, garantindo conforto e qualidade visual.
“A saúde ocular é fundamental no processo de aprendizagem. Permitir um diagnóstico precoce e assertivo também ajuda a combater a evasão escolar e garantir todas as condições necessárias para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes. É a integração de políticas públicas que faz a diferença para as famílias”, destacou o Secretário Padula.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Guarapiranga recebe evento de cultura Geek no domingo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria convoca 25 diretores para participar de requalificação intensiva
Secretaria Municipal de Educação
Professores inscritos no processo seletivo para atuar nas EMEFs dos novos CEUs já podem verificar os locais onde irão fazer as provas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África
Secretaria Municipal de Educação
SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos
Relacionadas

CEU Guarapiranga recebe evento de cultura Geek no domingo
Publicado em: 23/05/2025 11h36 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Secretaria Municipal de Educação anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno
Publicado em: 23/05/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria convoca 25 diretores para participar de requalificação intensiva
Publicado em: 23/05/2025 8h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Professores inscritos no processo seletivo para atuar nas EMEFs dos novos CEUs já podem verificar os locais onde irão fazer as provas
Publicado em: 22/05/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África
Publicado em: 22/05/2025 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação