Programa de atendimento oftalmológico da Prefeitura de São Paulo segue avançando nas escolas municipais

Neste mês as escolas da região do Ipiranga começam a receber os atendimentos para avaliar a saúde ocular dos estudantes

Publicado em: 22/05/2024 15h28 | Atualizado em: 22/05/2024
Fotografia mostra uma estudante realizando exame ocular do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia.

Para examinar a saúde ocular dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) o Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue avançando nas escolas. Neste mês, as unidades da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ipiranga serão contempladas. Na última quinta-feira (16) os Secretários Municipais de Educação, Fernando Padula, e da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, acompanharam os atendimentos na EMEF Ruth Lopes, localizada na Vila Zelina.

A proposta do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia é examinar a saúde ocular de mais de 423 mil estudantes matriculados na Rede Municipal. A iniciativa almeja aprimorar o rendimento acadêmico ao proporcionar serviços oftalmológicos gratuitos, como a distribuição de óculos, assistência hospitalar e intervenções de acordo com a necessidade de cada um.

Desde dezembro do último ano já foram contempladas mais de 50 escolas e 23 mil atendimentos. A previsão é cobrir todas as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs). Está em andamento o atendimento nas unidades da DRE Pirituba/Jaraguá, São Mateus e Butantã. As famílias dos estudantes podem procurar a secretaria da unidade para saber mais informações e o cronograma de atendimento.

A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.

Os estudantes passam por uma série de exames para avaliar a situação da saúde ocular, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos têm a oportunidade de escolher a própria armação. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, como estrabismo, é realizado um encaminhamento para o Instituto Suel Abujamra para atendimento hospitalar.

As crianças e adolescentes que recebem prescrição de óculos são auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada estudante, garantindo conforto e qualidade visual.

“A saúde ocular é fundamental no processo de aprendizagem. Permitir um diagnóstico precoce e assertivo também ajuda a combater a evasão escolar e garantir todas as condições necessárias para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes. É a integração de políticas públicas que faz a diferença para as famílias”, destacou o Secretário Padula.