Notícias
Educadores da rede pública são convidados a participarem do III Seminário Multidisciplinar de estudos e pesquisas em arte e educação da USP
Evento com certificação terá mesas temáticas e oficinas sobre processos de criação na educação e nas artes; inscrições encerram nesta sexta (24)
Publicado em: 24/05/2024 12h22 | Atualizado em: 24/05/2024
Entre os dias 5 e 8 de junho, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe o III Seminário Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação: Processos de criação na educação e nas artes. O evento comemora os 14 anos de atividades do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), sediado na ECA, e é fruto da colaboração de seus pesquisadores e pesquisadoras com os docentes de escolas públicas que participaram do curso de extensão Arte e Educação com Professores em 2023.
O seminário visa apresentar projetos realizados como desdobramentos do curso pelos professores e professoras em suas escolas, assim como pesquisas em desenvolvimento no GMEPAE que inspiraram o programa desenvolvido com a referida turma, reafirmando nossa perspectiva criadora e colaborativa nos campos da pesquisa, da formação e da atuação docente, nosso compromisso com a educação pública e nossa implicação com questões que não podem ser ignoradas pelo ensino de arte contemporâneo.
A estrutura foi planejada para propiciar aos participantes a relação teórica e prática com os temas abordados. Cada tema será explorado tanto em uma mesa temática quanto em uma oficina, proporcionando imersão nas referidas questões, troca de experiências e diálogos interdisciplinares.
As mesas e oficinas serão desenvolvidas por professores de escolas públicas participantes do curso de extensão, com base nos projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas, em diálogo com pesquisadores do GMEPAE, que apresentarão suas pesquisas e a relação dessas com a formação e a práxis docente em arte. As oficinas refletirão este rico diálogo, oferecendo aos participantes oportunidades de vivenciar processos de criação que possam inspirar ações educativas, estudos e pesquisas nos espaços escolares e acadêmicos.
Público alvo: docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais pessoas interessadas. Haverá emissão de certificados para os participantes.
Datas de realização: 05 a 08 de junho de 2024.
Horários:
Mesas temáticas: 05, 06 e 07/06 – das 18h30 às 22h30
Oficinas: 08/06 – das 9h00 às 13h00.
Local de realização das mesas temáticas:
Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Auditório Paulo Emílio. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.
Locais de realização das oficinas:
Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Salas de aula 201, 202, 205, 206, 207, 211 e 212.
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.
Inscrições:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas
Secretaria Municipal de Educação
Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas
Secretaria Municipal de Educação
Atualização do Currículo da Cidade: SME iniciará processo de consulta com os professores
Relacionadas
Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas
Publicado em: 06/02/2026 4h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026
Publicado em: 06/02/2026 4h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)
Publicado em: 06/02/2026 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação
Publicado em: 05/02/2026 10h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas
Publicado em: 04/02/2026 3h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro