Notícias

Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência 

Bate-papo marca o terceiro episódio do PodConversar da Imprensa Jovem no projeto “Adolescências em pauta” 

Publicado em: 25/09/2025 9h00 | Atualizado em: 29/09/2025

 

Imagens de estudantes entrevistando convidados no estúdio do podcast chamado "Podconversar".

Na próxima terça-feira (30) os estudantes da Imprensa Jovem recebem a psicóloga Dra. Jane Lopes em mais um episódio do PodConversar “Adolescências em pauta” para um bate-papo sobre prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência com transmissão ao vivo pelo Youtube a partir das 12h.  

A Dra. Jane Lopes é formadora nacional da metodologia #TamoJunto 3ª Edição, proposto pelo Projeto CRIA da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Participou da implantação e adaptação do programa Unplugged (#Tamojunto) à realidade brasileira. Atua nas áreas de Psicologia Clínica e Escolar, e na formação de profissionais de educação e saúde com ênfase na promoção de saúde mental e prevenção dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas por adolescentes. 

Realizou pesquisas  de avaliação de programas recomendados pela OMS e UNODC para a prevenção de violência e problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. No episódio ela traz todo o seu conhecimento e experiência para tirar as dúvidas e dialogar com os jovens repórteres da Imprensa Jovem.  

O objetivo é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde, bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares.  

Podconversar  

O PodConversar é uma produção do Imprensa Jovem em parceria com o projeto “Sou Adolescente, e Agora?”, iniciativa do NISE/COCEU e DIGP/COCEU. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos estudantes da Rede Municipal em diálogos com especialistas sobre saúde, bem-estar, cidadania e autocuidado. 

Os episódios serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados em formato de clipes curtos no TikTok e Instagram. Assim, o conteúdo circula de forma leve e atrativa, alcançando tanto estudantes quanto professores, famílias e comunidade escolar.  Os programas serão conduzidos por estudantes do Programa Imprensa Jovem de diferentes unidades da Rede Municipal.   

Entre os temas que serão abordados na primeira temporada está 

Episódio – Uma conversa sobre saúde da população negra – Dra. Kennya Macedo 

Leia mais notícias sobre a educação municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê
Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 233 234 235 236 237 1.674