Notícias

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

A PAM - Plataforma Aprender Matemática conta com jogos e atividades para ampliar as possibilidades de aprendizagem 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Publicado em: 18/04/2024 14h07 | Atualizado em: 18/04/2024
Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou neste ano uma plataforma de gamificação para o ensino de Matemática nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) como mais um apoio didático do Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental.

O espaço virtual consiste em uma série de funcionalidades, como atividades de classe atribuídas pelo professor de acordo com o conteúdo abordado em sala, atividades para serem realizadas em casa, atividades que o estudante poderá explorar sozinho, além de funções para personalização do avatar, criando engajamento de participação das crianças e jovens. 

Para os formadores de Matemática da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Bruna Acioli e Humberto de Jesus, as atividades disponibilizadas na Plataforma Aprender Matemática (PAM) ampliam as possibilidades de aprendizagem de todos(as) os(as) estudantes das nossas escolas. “A linguagem gamificada propicia o desenvolvimento de raciocínio,  comunicação,  elaboração de estratégias, investigação,  análise de situação e levantamento de hipóteses, ou seja, mais um recurso para ampliar as aprendizagens de cada indivíduo”, apontaram. 

A plataforma PAM pode ser acessada através do SGA (Sistema de Gestão de Aprendizagem) ou pelo tablet, aplicativo PAM. Para mais informações, confira o documento elaborado pela Coordenadoria Pedagógica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642