SME promove iniciativas de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista até o final de abril

Além de palestras, podcasts, encontros virtuais, foi produzido um informativo  chamado “Vamos falar sobre TEA?” para informar e sensibilizar sobre o assunto

Publicado em: 17/04/2024 16h02 | Atualizado em: 17/04/2024
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.

Abril é o mês de conscientização sobre o autismo, e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Especial (COPED-DIEE)  e das DRE/DIPED/CEFAI promove uma série de eventos até o final do mês para marcar esta importante causa.

Além disso, lançou o material educativo intitulado “Vamos falar sobre TEA?”, que tem como objetivo informar e conscientizar as pessoas sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas especificidades e contribuir para uma sociedade cada vez mais inclusiva.

O informativo “Vamos falar sobre TEA?” elaborado pela SME traz conceitos, direitos e símbolos, aborda o acolhimento e o respeito às diferenças e traz um capítulo chamado “Então, o que a escola pode fazer?”. Visa fornecer conhecimentos e saberes sobre o TEA na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. O material é um dos vários movimentos para marcar o mês de conscientização sobre o autismo na RME.

Acesse aqui o informativo “Vamos falar sobre TEA?

Merece destaque o Documento “Orientações para  o atendimento de estudantes: transtorno do espectro do autismo”, publicado pela Secretaria Municipal de Educação (SME/COPED/DIEE) em 2021. O documento promove a reflexão sobre as ações que possibilitam o efetivo atendimento aos estudantes com (TEA), considerando os aspectos relacionados ao direito à aprendizagem e ao acesso ao currículo.

Acesse aqui o documento.

Desde o início do mês, uma variedade de ações como encontros virtuais, podcast, palestras presenciais, simpósios, relatos de práticas, propostas de atividades inclusivas, têm abordado temas como seletividade alimentar, plano de atendimento educacional especializado, uso da Tecnologia Assistiva BoardMaker 7,  entre outros.

E ainda há muitas outras iniciativas programadas até o final de abril. Veja o cronograma abaixo:

DRE Butantã | 17/04 – 9h às 12h

A importância do movimento corporal para as crianças com TEA

O encontro formativo será na Diretoria Regional de Educação Butantã, com a presença do Profº Dr. Sérgio Roberto Silveira, docente titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).

Local: Rua Padre Eugênio Lopes, 361 – Vila Progredior. O encontro será no Auditório da DRE BT.

Público alvo: Servidores da Educação da Rede Municipal de Ensino/SP

DRE Capela do Socorro | 18/04 – 12h às 13h30

Falando sobre seletividade alimentar na escola

Diálogo sobre a importância do acolhimento das famílias, escuta, seletividade alimentar e estratégias no ambiente escolar

O encontro será online. Clique aqui para participar.

Público alvo: Professoras, estagiários e comunidade escolar.

DRE Jaçanã Tremembé | 19/04 – 8h às 17h

O bebê, a criança, o estudante com TEA na DRE JT: caminhos e possibilidades para a prática pedagógica inclusiva

Encontro formativo presencial entre as Unidades Educacionais diretas e parceiras com o CEFAI e o Núcleo Multidisciplinar (NMD). Será abordado o modelo médico x modelo psicossocial, acolhimento, identificação de barreiras e como superá-las, apoios, estudo de caso e plano do AEE e acesso ao currículo

Turmas: manhã das 8h às 12h e tarde das 13h às 17h

Local: CEU Jaçanã – R. Francisca Espósito Tonetti, nº 105 – Jaçanã

Público alvo: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Assistente de Direção, Diretor de Escola, Supervisor Escolar. Havendo vagas, os estagiários serão convidados a participar fora do horário de atuação nas escolas.

DRE Capela do Socorro | 25/04 – 12h às 13h30

Intervenções e Estratégias para momentos de desorganização em ambiente escolar

Contextualizar o que é desorganização em ambiente escolar

Intervenções e Estratégias

Palestrantes: Psicólogos do Núcleo Multidisciplinar (NMD)

O encontro será online. Clique aqui para participar.

Público alvo: professores, estagiários e comunidade escolar.

DRE Pirituba Jaraguá | 26/04 – 19h às 22h

Autismo e Deficiência Intelectual na vida adulta: o que é preciso saber?

Pessoas com TEA e Deficiência Intelectual podem chegar à vida adulta, vivendo de maneira independente.

Encontro Formativo em parceria com a formadora da DIPED – MOVA/EJA.

Local: Rua Mário, 454 – DIPED DRE Pirituba/Jaraguá

Público alvo: Professores e Coordenadores do MOVA -Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas

Publicado em: 29/04/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com mosaico colorido e a frase

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Publicado em: 26/04/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas posando para foto em auditório.
foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação