Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Evento ocorreu no Memorial da Resistência, com o objetivo de contribuir com a articulação das diversas ações da Rede Municipal Ensino

Publicado em: 18/04/2024 15h16 | Atualizado em: 04/06/2024

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê "Proteção escolar em pauta: Políticas públicas para garantia de direitos de crianças e adolescentes". Na frente deles, há diversas pessoas sentadas.
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Gabinete Integrado de Proteção Escolar e da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, Instituto Auschwitz e UNICEF, promoveu nesta quarta-feira (17) o encontro formativo “Proteção Escolar em pauta: políticas públicas para garantia de direitos de crianças e adolescentes”.

O encontro aconteceu no Memorial da Resistência, com o objetivo de contribuir com a articulação das diversas ações da Rede Municipal de Ensino, na prevenção das violências, nas, das e às escolas, sob o viés da Educação em Direitos Humanos, tendo como princípio a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Estavam presentes Ana Carolina Fonseca, representante da UNICEF, Paula Alves representando o Instituto Auschwitz, Hamilton Harley, do Instituto Vladimir Herzog e representantes da SME. Eles deram suas contribuições em relação às causas das violências, bem como os dispositivos legais que embasam a garantia de direitos de crianças e jovens. 

“Quando nós falamos em proteção escolar e em políticas públicas para garantia de direitos desses jovens e crianças, nós falamos em ações que estão presentes no nosso dia a dia, ali dentro das escolas, das Diretorias Regionais de Educação e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Porque políticas públicas, são feitas por agentes públicos, e esses agentes públicos somos nós”, disse Karina Pellegrino Brossi, coordenadora do Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE).

Na ocasião, ainda foram apontadas as ações potentes da RME no que tange a prevenção das diversas violências contra crianças e adolescentes. O evento foi voltado para diretores da Divisão Pedagógica (DIPED) e da Divisão dos Centros Educacionais Unificados (DICEU), coordenadores do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Supervisores Técnicos e pontos focais dos gabinetes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos

Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da capa da Revista Imprensa Jovem.
Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679