Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Evento ocorreu no Memorial da Resistência, com o objetivo de contribuir com a articulação das diversas ações da Rede Municipal Ensino

Publicado em: 18/04/2024 15h16 | Atualizado em: 18/04/2024

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê "Proteção escolar em pauta: Políticas públicas para garantia de direitos de crianças e adolescentes". Na frente deles, há diversas pessoas sentadas.
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Gabinete Integrado de Proteção Escolar e da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, Instituto Auschwitz e UNICEF, promoveu nesta quarta-feira (17) o encontro formativo “Proteção Escolar em pauta: políticas públicas para garantia de direitos de crianças e adolescentes”.

O encontro aconteceu no Memorial da Resistência, com o objetivo de contribuir com a articulação das diversas ações da Rede Municipal de Ensino, na prevenção das violências, nas, das e às escolas, sob o viés da Educação em Direitos Humanos, tendo como princípio a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Estavam presentes Ana Carolina Fonseca, representante da UNICEF, Paula Alves representando o Instituto Auschwitz, Hamilton Harley, do Instituto Vladimir Herzog e representantes da SME. Eles deram suas contribuições em relação às causas das violências, bem como os dispositivos legais que embasam a garantia de direitos de crianças e jovens. 

“Quando nós falamos em proteção escolar e em políticas públicas para garantia de direitos desses jovens e crianças, nós falamos em ações que estão presentes no nosso dia a dia, ali dentro das escolas, das Diretorias Regionais de Educação e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Porque políticas públicas, são feitas por agentes públicos, e esses agentes públicos somos nós”, disse Karina Pellegrino Brossi, coordenadora do Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE).

Na ocasião, ainda foram apontadas as ações potentes da RME no que tange a prevenção das diversas violências contra crianças e adolescentes. O evento foi voltado para diretores da Divisão Pedagógica (DIPED) e da Divisão dos Centros Educacionais Unificados (DICEU), coordenadores do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Supervisores Técnicos e pontos focais dos gabinetes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias pessoas em um auditório assistindo uma apresentação da campanha
Duas crianças estão usando toucas e aventais enquanto mexem, com uma colher, em uma vasilha que está na mesa a frente delas.
Fotografia mostra a imagem de três pessoas amamentando bebês.

Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)

Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher caracterizada de pallhaço conversa com roda de crianças

CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria

Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

criança segura bexiga com água

Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)

Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.449