Notícias

Setembro Verde: Secretaria Municipal de Educação promove ações para ampliar diálogo sobre inclusão  

Encontros formativos e ações acontecem em todas as 13 Diretorias Regionais de Educação 

Publicado em: 16/09/2025 15h40 | Atualizado em: 17/09/2025
Educação Especial Fotografia Mostra estudante com deficiência

Reforçando seu compromisso com uma educação inclusiva para todos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove uma série de ações e encontros formativos alinhados ao setembro verde que é marcado por movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.  

Setembro é dedicado à luta pela inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, centrado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Ao longo do mês serão realizados eventos descentralizados nas 13 Diretoriais Regionais de Educação promovidos pelos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs). 

O objetivo das ações é ampliar os debates sobre os direitos e a importância de incluir crianças e estudantes com deficiência e criar um ambiente mais acessível e inclusivo nas escolas, e, comunidade educativa. Além de dedicar um olhar para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, como barreiras físicas, sociais e atitudinais, com foco em valorizar a diversidade com uma cultura de empatia, respeito e valorização.  

Confira a programação de cada Diretoria Regional de Educação:

DRE BUTANTÃ

DRE CAMPO LIMPO

DRE CAPELA DO SOCORRO

DRE FREGUESIA DO Ó/BRASILÂNDIA   

DRE GUAIANASES  

DRE IPIRANGA  

DRE ITAQUERA  

DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ  

DRE PENHA 

DRE PIRITUBA/JARAGUÁ 

DRE SANTO AMARO 

DRE SÃO MATEUS  

DRE SÃO MIGUEL 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Gremios Estudantis

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 06/05/2026 11h46 - em Programa Grêmio estudantil

Fachada Sme Site

Comunicado

Publicado em: 05/05/2026 8h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um bebê e uma professora.
Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

1 19 20 21 22 23 1.674