Notícias

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

A iniciativa reúne representantes das Diretorias Regionais para fortalecer ações de enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 05/05/2026 13h29 | Atualizado em: 06/05/2026

  Fotografia de duas mulheres negras no palco falando ao microfone. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, nesta terça-feira (5), o primeiro Encontro de Articulação dos Comitês Antirracistas da Educação Municipal. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e acontece no CEU Carrão, no bairro do Tatuapé. 

O encontro representa mais um avanço na implementação de políticas públicas voltadas à promoção da equidade e ao enfrentamento das desigualdades na Rede Municipal. A ação dá continuidade ao lançamento do Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação, realizado em 29 de novembro de 2025. O documento orienta as unidades educacionais e demais espaços da rede na adoção de medidas efetivas para prevenir e enfrentar situações de discriminação étnico-racial, de origem e de gênero.  

Para a coordenadora do NEER, Eva Aparecida dos Santos, o momento é fundamental para consolidar o trabalho em rede. “Este encontro representa um passo importante na articulação entre os territórios e no fortalecimento de uma política pública comprometida com a equidade. Nosso objetivo é garantir que todas as unidades estejam preparadas para prevenir e enfrentar situações de racismo e xenofobia, promovendo um ambiente educativo mais justo, acolhedor e respeitoso para todos”, afirma.  

Comissões de Acolhimento às vítimas
Em 4 de março de 2026, foi publicada no Diário Oficial a Instrução Normativa SME nº 11, de 3 de março de 2026, que institui o Programa de Promoção da Equidade Étnico-Racial e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A normativa estabelece diretrizes para a implementação da política, incluindo a criação, em todas as unidades educacionais, de Comissões de Acolhimento às Vítimas. 

Os integrantes dessas comissões passarão por formações específicas, voltadas ao atendimento qualificado das vítimas e ao fortalecimento dos conhecimentos em Educação para as Relações Étnico-Raciais, além de temas relacionados a gênero e diversidade. 

Para apoiar esse processo, foram constituídos Comitês Antirracistas em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) e no órgão central da SME. Esses comitês têm como função mapear ocorrências de violência, propor estratégias de enfrentamento, além de oferecer suporte às unidades por meio de formações, mediações e acompanhamento contínuo. 

O encontro do dia 5 de maio reunirá representantes dos 14 Comitês Antirracistas da capital paulista. Na ocasião, serão discutidos os encaminhamentos da política pública e compartilhadas experiências e estratégias desenvolvidas nos territórios para a efetivação das ações previstas no programa. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachada do CEI Dandara dos Palmares

Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares

Publicado em: 21/11/2024 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Renovação dos contratos de professores temporários

Publicado em: 19/11/2024 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias

Publicado em: 19/11/2024 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Campanha de Mobilização contra a Dengue

Campanha de Mobilização contra a Dengue acontece de 18 a 29 de novembro

Publicado em: 18/11/2024 1h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas em auditório, elas estão sentadas de costas para a foto.

Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana

Publicado em: 13/11/2024 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

1 193 194 195 196 197 1.672