Notícias

Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares

Unidade localizada dentro do Complexo Esportivo do Tietê e próximo a Universidade Zumbi Dos Palmares recebe o nome de uma das principais guerreiras da luta negra no Brasil

Publicado em: 21/11/2024 15h02 | Atualizado em: 21/11/2024
Fotografia da fachada do CEI Dandara dos Palmares

Nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, participaram de cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares. O antigo CEI Ponte Pequena passou a contar com esse nome em homenagem à guerreira que liderou tropas na luta dos palmaristas contra os portugueses. O evento também contou com a presença do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

A unidade conta com 93 vagas e possui diversas ações e projetos focados na educação infantil antirracista. “Dandara dos Palmares é um nome para lembrar atitudes que devemos ter todos os dias. Não podemos ser apenas contra o racismo. Precisamos ser antirracistas”, explica Claudia Almeida, diretora da creche.

“A renomeação é uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da história do Brasil. Ao nomearmos este CEI em sua honra, queremos que sua memória e seu exemplo de luta sejam transmitidos diretamente às nossas crianças, que são o futuro do nosso país. A educação infantil desempenha um papel fundamental na formação de valores e no desenvolvimento de uma consciência crítica. Por isso, focamos em uma educação que também promova a reflexão sobre o racismo estrutural, que precisamos combater todos os dias”, explica o secretário Fernando Padula.

A unidade segue o “Currículo da Cidade: Educação Antirracista: orientações pedagógicas: povos afro-brasileiros”, um documento que traz diretrizes, conceitos e práticas para promoção de vivências antirracistas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642