Notícias

EMEI Monteiro Lobato apresenta modelo de autosserviço na volta às aulas

Visita de famílias ao refeitório apresenta modelo de autosserviço e rotina das crianças recém-chegadas

Publicado em: 09/02/2026 11h30 | Atualizado em: 12/02/2026

Durante os dias 4, 5 e 6 de fevereiro, primeiros dias do ano letivo na Rede Municipal de Ensino, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monteiro Lobato, localizada no território da DRE Ipiranga, abriu suas portas para que as famílias conhecessem a rotina do refeitório e o modelo de alimentação escolar com autosserviço adotado. A iniciativa teve como objetivo promover acolhimento, integração e aproximação entre a comunidade escolar e a unidade. 

A proposta de envolver as famílias logo no início do ano considera o fato de que grande parte das crianças matriculadas na unidade veio diretamente de Centros de Educação Infantil (CEIs). Esse primeiro contato possibilita apresentar as práticas pedagógicas, fortalecer vínculos e demonstrar que a participação das famílias vai além das datas previstas no calendário escolar, como o Dia da Família na Escola e as reuniões periódicas da Associação de Pais e Mestres (APM). 

O modelo de oferta da alimentação acontece na unidade por meio do autosserviço, também conhecido como self-service. Nesse formato, as próprias crianças escolhem os alimentos e definem a quantidade que desejam colocar no prato, estimulando a autonomia desde a infância. Durante a visita, as famílias puderam observar como as crianças interagem com o modelo, compreendendo a proposta pedagógica da prática. 

Uma proposta alinhada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) 

Segundo a diretora da unidade, Claudia Rosa de Oliveira, a iniciativa está diretamente relacionada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. “A partir do nosso PPP, elaboramos o projeto para promover uma aproximação das crianças com o alimento, por meio do cheiro e da observação, ao mesmo tempo em que os professores compreendem a alimentação como uma continuidade do trabalho desenvolvido em outros ambientes”, explicou. A ação também dialoga com outros projetos como a horta e a cozinha experimental. 

A presença das famílias foi fundamental para apresentar as ações desenvolvidas pela unidade e fortalecer o processo de acolhimento. Para a comerciante Aline Silva Leite, mãe de Bianca Silva Alves, que veio diretamente de um CEI da Rede Municipal, a experiência foi positiva por representar uma continuidade do trabalho da educação municipal paulistana. “Essa proposta deu continuidade ao trabalho já realizado na creche e contribui para ampliar a autonomia das crianças de uma forma única”, afirmou. 

Autosserviço nas escolas municipais 

Nas Unidades Educacionais da Rede Municipal, a alimentação escolar pode ser oferecida por diferentes modelos, sendo o prato pronto o mais comum. O autosserviço é uma alternativa que pode ser adotada mediante avaliação da comunidade escolar e pode ser implementado em todas as etapas e modalidades de ensino, desde que respeitadas as condições de segurança, estrutura física e adequação à altura de bebês, crianças e estudantes. 

A implementação do autosserviço é orientada por formação específica ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), da Secretaria Municipal de Gestão. O curso aborda a importância de que a adoção do modelo esteja prevista no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e integrada a um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), construído de forma coletiva, considerando rotinas, espaços, materiais e o papel educativo das equipes nos momentos das refeições. 

Clique aqui para se inscrever na formação 

Destaque no @educaprefsp 

O trabalho realizado na EMEI foi divulgado também nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação (SME) como parte da série de vídeo “15 Semanas… 15 Espaços incríveis em escolas municipais”. O vídeo está disponível aqui. 

Leia também: Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Publicado em: 04/12/2024 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Gentileza Emei Ayrton Senna Da Silva

Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza

Publicado em: 04/12/2024 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora sentada em uma cadeirinha segurando um livro e a sua frente crianças sentadas em tapetinhos. Eles estão em uma área externa gramada com uma quadra ao fundo.

Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024

Publicado em: 04/12/2024 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Transparência e Boas Práticas De Gestão
Classificacao 825x470
1 191 192 193 194 195 1.674