Notícias

Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo do Programa Leve Leite 

Desde o ano passado as famílias recebem um SMS de aviso antes da data de entrega

Publicado em: 26/03/2025 16h08 | Atualizado em: 26/03/2025
Família beneficiária do Programa Leve Leite

Está em andamento a distribuição do 1º ciclo/25 do Programa Leve Leite da Secretaria Municipal de Educação (SME). Atualmente são mais de 315 mil crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino da capital paulista cadastradas para receber o benefício, para atendê-las serão mais de 1,2 milhão de quilos de leite em pó integral. Desde o ano passado as famílias recebem um SMS de aviso um dia antes da entrega.

Para receber o benefício as famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais no município de São Paulo, o CadÚnico. O programa atende crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação. Também são atendidas crianças com deficiência, matriculadas até o 5º ano da Educação Fundamental, também residentes do município. Para esse público a inscrição no CadÚnico não é obrigatória. No ato da matrícula os pais ou responsáveis legais devem optar pelo recebimento do benefício e assinar o Termo de Adesão ao Programa.

A entrega da fórmula láctea para menores de um ano é feita todos os meses na própria creche. Para os demais, o leite em pó integral é entregue em casa pelos Correios, a cada quatro meses. Desde junho do ano passado a SME anunciou novas medidas para fortalecer o programa, entre elas a retirada do leite em mais de 100 agências dos Correios. As famílias recebem um SMS indicando a agência mais próxima para retirar.  

A SME reforça que as famílias devem se dirigir ao local somente após receberem a mensagem de texto indicando a agência. A medida visa ampliar as possibilidades para o recebimento e evitar o interrompimento da distribuição. Para manter a integridade do produto, os pacotes ficam disponíveis para retirada durante 7 dias. Caso não sejam retirados, voltam para os galpões para entrega no ciclo seguinte.

A SME também reforça a importância de as famílias manterem os dados cadastrais sempre atualizados, principalmente em casos de mudança de endereço. Qualquer dúvida os familiares podem consultar a secretaria da unidade em que a criança está matriculada. Para consultar o cronograma de entregas acesse: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/programa-de-alimentacao-escolar/para-estudantes-e-familias/programa-leve-leite/

Outra mudança é a nova embalagem do programa que  é  biodegradável e reduzirá o tempo de decomposição de 200 anos para cerca de 2 a 4 anos. Anualmente são mais de 4 milhões de embalagens distribuídas. Medida que está alinhada a outras ações de sustentabilidade como o “Cardápio Escolar Sustentável” que prioriza alimentos in natura e minimamente processados, além da compra de itens da agricultura familiar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachada do prédio do CEI Therezinha Di Giulio,.

SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo 

Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Quatro mulheres sorrindo, pousando para foto de perfil frontal.

Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé 

Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Palestrante falando ao microfone para muitas pessoas sentadas no auditório. No centro do palco há um telão com informações sobre sustentabilidade.

Cardápio Escolar Sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente  

Publicado em: 05/03/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de meninas em frente ao telão do bate-papo virtual.

Estudantes participam de bate-papo virtual sobre empoderamento profissional 

Publicado em: 04/03/2026 3h50 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Maestro João Carlos Martins leva projeto musical a escolas municipais 

Publicado em: 04/03/2026 3h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.630