Notícias

CEU Perus recebe roda de conversa promovida em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil sobre prevenção do câncer de colo de útero 

O evento será voltado para pessoas a partir de 15 anos e vai discutir temas como autocuidado, cuidados em saúde, prevenção e imunização 

Publicado em: 27/03/2025 16h04 | Atualizado em: 27/03/2025
Vacina

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Grupo Mulheres do Brasil vai promover uma série de rodas de conversa sobre prevenção ao HPV e Câncer de Colo de Útero nas unidades da Rede Municipal de Ensino da capital paulista. A primeira ação será realizada no CEU Perus nesta sexta-feira (28) voltada para jovens e adultos a partir de 15 anos. A roda de conversa será conduzida pela Drª Ailma Larre e tratará de temas como o autocuidado, cuidados em saúde, prevenção ao HPV e a importância da imunização de doenças. 

A ação será voltada para toda a comunidade e fecha a programação do Março Mulher realizada durante todo o mês em diversos CEUs da cidade. A parceria com o Grupo Mulheres do Brasil prevê a realização de 408 rodas de conversas nas escolas e comunidades com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero, incentivando a vacinação e a realização de exames preventivos. Para cada roda de conversa será utilizado um material pedagógico com linguagem adaptada para cada faixa etária e público alvo. A previsão é de alcançar mais de 21 mil pessoas. 

O trabalho vai integrar profissionais da educação e saúde. A iniciativa ainda realizará formação de multiplicadores que serão responsáveis por conduzir e orientar as rodas de conversa. O intuito é que os profissionais que passarem pelas formações multipliquem o conhecimento em seus territórios. O objetivo do projeto é promover políticas públicas integradas para ampliar a cobertura vacinal e estratégias de rastreamento do câncer de colo de útero, que é responsável pela morte de uma mulher a cada 90 minutos no Brasil. 

O projeto também irá mapear os territórios mais vulneráveis de acordo com dados de cobertura vacinal e realização de exames como o papanicolau. “Esse projeto será fundamental para que nossos estudantes tenham acesso a informações de prevenção e saibam da importância da vacina que é disponilizada pelo SUS. Assim esses jovens também se tornam multiplicadores dessa mensagem em suas comunidades”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

Grupo Mulheres do Brasil 

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e possui mais de 120 participantes no Brasil e no exterior atuando através do protagonismo feminino na transformação de políticas públicas em causas como saúde, educação, igualdade racial, combate a violência contra a mulher, sustentabilidade, LGBTQI+, empreendedorismo, inclusão econômica e social, e demais temáticas. 

Serviço 

Bate-papo sobre HPV e câncer de colo de útero

Data: 28/03 às 14h 

Local: CEU Perus –  R. Bernardo José de Lorena, S/N – Vila Fanton

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por três fotografias lado a lado, relacionadas a serviços de estética e beleza.

CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres

Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem de fundo claro, em tom bege, com elementos gráficos em tons de vinho. No lado esquerdo, aparece parcialmente uma ilustração abstrata em formato orgânico, com cores vinho e rosadas. No centro da imagem está o texto em letras maiúsculas, na cor vinho. Na parte superior lê-se “CADERNO DE ORIENTAÇÕES” em fonte menor. Abaixo, em destaque e com fonte maior, está escrito “MARÇO MULHER”.
crianças recebendo prato de comida de cozinheira
Fotografia da fachada do prédio do CEI Therezinha Di Giulio,.

SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo 

Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Quatro mulheres sorrindo, pousando para foto de perfil frontal.

Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé 

Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

«1 2 3 1.631