Notícias
Equipe da CODAE participa de encontro sobre o Ano das Leguminosas
Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu a importância do feijão no Programa da Alimentação Escolar
Publicado em: 07/04/2016 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020
A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 2º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade na tarde do dia 30 de março.
O evento contou com a participação da palestrante Adriana Salay, historiadora, diretora da ONG C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. Ela realizou uma retrospectiva histórica sobre o feijão no Brasil.
Adriana contou histórias sobre o feijão, relatou a diminuição da diversidade das espécies e mostrou a presença do feijão na literatura de autores como Mário de Andrade e Monteiro Lobato. A historiadora também enfatizou a importância do feijão nos hábitos alimentares do Brasileiro, a importância cultural dessa leguminosa e a sua famosa combinação com o arroz.
Os agricultores familiares Sebastião Aranha e Adalberto de Oliveira, produtores de feijão, compartilharam os aspectos da produção no campo e o fornecimento para o Programa de Alimentação Escolar.
O engenheiro agrônomo Élder Décio Carneiro, que atua na Coordenadoria de Alimentação Escolar, falou sobre as diversas variedades de feijão, os aspectos da produção e armazenamento dessa leguminosa e ressaltou a dificuldade de cultivo pelas condições ambientais necessárias e os cuidados com o solo.
Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas, com o objetivo de aprimorar e valorizar o fornecimento do feijão no Programa de Alimentação Escolar.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira
Publicado em: 26/02/2025 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação
Eleições para Grêmios Estudantis 2025: Escolas municipais iniciam processo eleitoral
Publicado em: 25/02/2025 6h28 - em Gestão Democrática
Prefeitura de São Paulo entrega o CEI Laila Saad Gadelho na zona Sul
Publicado em: 24/02/2025 4h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Publicado em: 21/02/2025 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Publicado em: 20/02/2025 6h38 - em Alimentação Escolar