Notícias

Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”

Primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira (21) com o médico hebiatra, Dr. Benito Lourenço para uma conversa sobre as etapas e transformações da adolescência

Publicado em: 21/08/2025 9h48 | Atualizado em: 25/08/2025
Tamanho Site (4)

A adolescência é um período de intensas descobertas e transformações e para estimular o protagonismo estudantil no debate dos desafios dessa fase nasce o Podcast “Sou Adolescente, e Agora?” que vai trazer com especialistas renomados em áreas como saúde mental, medicina da adolescência, psicologia, prevenção de violências e promoção da igualdade racial.  

O objetivo é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde, bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares. 

O podcast nasce a partir das rodas de conversa que já reúnem estudantes de 12 a 17 anos em discussões qualificadas sobre saúde, cidadania e bem-estar. Agora, essa experiência ganha um novo formato midiático, conectando estudantes, especialistas e comunidades em conversas acessíveis e dinâmicas por meio de podcast.    

A iniciativa é uma parceria entre Núcleo Intersecretarial Saúde na Escola (NISE), em parceria com o Eixo Educomunicação e Programa Imprensa Jovem da Divisão de Gestão Democrática (DIGP). 

Os episódios serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados em formato de clipes curtos no TikTok e Instagram. Assim, o conteúdo circula de forma leve e atrativa, alcançando tanto estudantes quanto professores, famílias e comunidade escolar.  Os programas serão conduzidos por estudantes do Programa Imprensa Jovem de diferentes unidades da Rede Municipal. 

O primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira (21) a partir das 11h30 em uma conversa com o médico hebiatra Dr. Benito Lourenço conduzida pelos jovens repórteres EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira para debater as etapas da adolescência, as transformações físicas e mentais dessa fase da vida humana e as diferenças e semelhanças no desenvolvimento de cada indivíduo.  

Clique aqui para acompanhar o episódio  

O Dr. Benito possui especialização em medicina do adolescente pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ICr-HCFMUSP). Atualmente, chefia a Unidade de Adolescentes do ICr-HCFMUSP e é membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Comissão Científica de Adolescência da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo   

Entre os temas que serão abordados na primeira temporada estão:  

Episódio 2 – Uma conversa sobre saúde e bem-estar na adolescência – Dr. Jairo Bouer 

Episódio 3 – Uma conversa sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas na adolescência – Dra. Jane Moraes Lopes 

Episódio 4 – Uma conversa sobre namoro, violências e relacionamento abusivo – Professora Dra. Sheila Giardini Murta 

Episódio 5 – Uma conversa sobre saúde da população negra – Dra. Kennya Macedo 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com capas de livos e um texto escrito

Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino

Publicado em: 10/03/2025 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de filme de Fernanda Montenegro

Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina

Publicado em: 07/03/2025 7h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte Março Mulher

Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino

Publicado em: 07/03/2025 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada com três estudantes ao seu lado. Na mesa há frente delas há peças de montar.

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica

Publicado em: 07/03/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Mamografia

CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março

Publicado em: 07/03/2025 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 172 173 174 175 176 1.674