Notícias
Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP
A queda se deu à busca ativa de faltantes, intensificação de reuniões com núcleos de aprendizagem das escolas e contatos telefônicos a responsáveis
Publicado em: 08/05/2025 10h42 | Atualizado em: 08/05/2025
Os alunos que estudam em escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo assistiram mais aulas no segundo semestre de 2024 em comparação com o 1º semestre do mesmo ano.
Um levantamento de dados da pasta, feito pelo SGP (Sistema de Gestão Pedagógica), computou uma queda de 2,5 milhões de faltas no período. Os estudantes da cidade de São Paulo faltaram em 11,6% das aulas lecionadas pela Rede Municipal de Ensino nos primeiros seis meses de 2024. Enquanto foram computadas 9,6% ausências no 2º semestre – que representam uma queda de 2 pontos percentuais. Foram mais de 308 milhões de aulas efetuadas nesses dois momentos de análise.
“Esse movimento de combater a evasão e garantir a presença dos nossos alunos na sala de aula é fundamental para garantirmos o direito de aprendizagem dos nossos estudantes. É um trabalho de busca ativa que há alguns anos conta muito com a ajuda das Mães Guardiãs, que identificam e entram em contato as famílias, só no ano passado foram mais de 22 mil visitas domiciliares”, declarou Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo.
Outro período também demonstra queda na quantidade de faltas dos alunos ao mostrar uma diferença de 7,5 p.p. na comparação pré-pandemia com o período pós. Em 2020 houve uma taxa de 20,7% de ausência dos alunos em sala de aula. Enquanto no ano letivo de 2024 foram 13,2% de faltas.
A maior taxa de presença dos alunos em sala de aula se deu pelo trabalho estreito entre os alunos, comunidade e profissionais que entram em contato com os familiares dos alunos. Foram mais de 1,2 milhão de contatos telefônicos e 20.898 visitas domiciliares aos estudantes e seus familiares.
A redução da evasão escolar se deve também a uma maior quantidade de encontros de formação técnica e pedagógica com as diretorias escolares. Houve um aumento de 48,8% no número de reuniões na comparação de 2023 (1.887) com o ano passado (2.808).
Esse trabalho é coordenado pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As iniciativas dos Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAE) e do Programa Mães Guardiãs verificam as informações de endereço dos responsáveis pelos estudantes, reforçam a parceria entre a escola e comunidade e compreendem a importância do diálogo e contato interpessoal.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
CEU Perus recebe roda de conversa promovida em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil sobre prevenção do câncer de colo de útero
Publicado em: 27/03/2025 4h04 - em Saúde Escolar
Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo do Programa Leve Leite
Publicado em: 26/03/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Curso “Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO” terá inscrições abertas nesta quarta (26)
Publicado em: 25/03/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Diálogos Formativos 2025: Diretores das EMEFs participam de oficinas para definir metas de aprendizagem
Publicado em: 25/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza entrega de medalhas para participantes da 19ª OBMEP
Publicado em: 24/03/2025 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases