Notícias
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Dados divulgados pelo MEC apontam São Paulo como a terceira cidade que mais cresceu no índice
Publicado em: 11/07/2025 17h53 | Atualizado em: 14/07/2025
Resultado reflete os esforços da Rede Municipal para garantia da alfabetização e aprendizagem dos estudantes
A Prefeitura de São Paulo superou a meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024. Segundo os dados divulgados pelo próprio MEC, a taxa de estudantes do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados cresceu 10 pontos percentuais, passando de 37,9% para 48,25% no último ano, ultrapassando a meta fixada em 44,3% e se tornando a terceira capital que mais cresceu no índice.
Este foi o segundo ano em que o MEC utilizou a nova metodologia para avaliação dos Estados e Municípios no que diz respeito à alfabetização. A iniciativa integra o Compromisso Nacional pela Alfabetização, ao qual a Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo aderiu, além de ter sido contemplada com o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024 na categoria ouro.
A RME também realiza sua própria avaliação por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP), que utiliza a Provinha SP para diagnosticar o aprendizado dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em 2024, o índice indicou um aumento significativo na taxa de alfabetização no 2º ano, atingindo 95,7% (86,9 em 2023).
A Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve diversas ações para garantir as aprendizagens dos estudantes, como atividades de recuperação contínua em sala de aula, programas de recuperação paralela no contraturno, formação de professores, a iniciativa Busca Ativa e a utilização de materiais pedagógicos específicos.
“A divulgação hoje do Índice Nacional Criança Alfabetizada, pelo INEP e o MEC, traz duas boas notícias para a rede municipal paulistana: A primeira é que São Paulo superou a meta fixada pelo INEP e o MEC, e a segunda é que São Paulo teve um crescimento expressivo ocupando a terceira colocação, o terceiro melhor crescimento entre as capitais”, afirma o Secretario Municipal de Educação, Fernando Padula.
O avanço na alfabetização tem também relação com investimento. Levantamento da Fundação Lemann aponta que a Prefeitura investe, em média, R$ 20,4 mil por aluno matriculado na rede municipal. O montante está acima da média nacional, de R$ 12,4 mil. O relatório aponta que a remuneração do professor na capital é de R$ 7.200, enquanto no país é de R$ 6.700. Outro ponto positivo destacado pelo relatório da fundação é que não há fila de espera em creches.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Peça “Why The Horse?” no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 21/10/2015 3h24 - em CEU e COCEU
Jornada Especial Integral de Formação – JEIF para o ano de 2016
Publicado em: 21/10/2015 3h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Diálogos com a Rede na DRE Freguesia/Brasilândia
Publicado em: 21/10/2015 2h20 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEI Dom Luciano restaura parque
Publicado em: 21/10/2015 1h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Passeio Ciclístico – “Professor Muda o Mundo!”
Publicado em: 20/10/2015 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação