Notícias

SME comemora 15 anos de transição das creches para Centros de Educação Infantil

Evento traçou o histórico das unidades na Cidade de São Paulo por meio de registros documentais e fotográficos.

Publicado em: 16/11/2017 14h43 | Atualizado em: 04/05/2021

comemoracao Secreta.jpg

Na segunda, 16 de outubro, representantes de Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram de ação realizada no Salão Social do Clube Espéria com o objetivo de comemorar os 15 anos da transição das creches da Secretaria de Assistência Social (SAS) para Centros de Educação Infantil (CEIs) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Foram convidados para a comemoração representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), CEIs – diretos, indiretos e parceiros. O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Leila Barbosa Oliva, e a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Maria Mattioli, presenciaram o evento.

“Este é o momento de reconhecer essa história, uma bela trajetória construída em muitas gestões e por muitas pessoas. Uma história que é viva e que a cada dia se qualifica ainda mais na RME”, comemorou o Secretário Alexandre Schneider.

“Hoje é uma ocasião de festa, comemoração e aprendizado como, na verdade, são os momentos passados com crianças em nossas unidades. Elas brincam, descobrem e aprendem tudo ao mesmo tempo, e conosco também é assim. Dessa forma, essa comemoração dos 15 anos dos Centros de Educação Infantil marca, principalmente, o direito da criança à educação. Estudos comprovam que as experiências vivenciadas pelas crianças nos anos iniciais da infância são essenciais e decisivos para todo o seu desenvolvimento”, disse a Coordenadora da COPED, Leila Barbosa Oliva.

comemoracao III.jpg

Para traçar o panorama histórico do trabalho das creches, administradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social até 2001, momento em que ocorreu a transição das creches para Centros de Educação Infantil como equipamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, esteve a Professora Doutora Claudia Panizzolo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua fala, a professora mostrou registros documentais e fotográficos que evidenciaram como era a rotina das creches nas décadas de 70, 80 e 90, além de apontar os avanços conquistados com a mudança na gestão. Cristiano Rogério Alcântara, da Divisão de Educação Infantil, fez a mediação.

comemoracao iara.jpg

“Agradeço a todas as pessoas que nos ajudam a construir uma escola pública de qualidade, que busca na sua configuração encontrar uma forma mais efetiva de reduzir os efeitos perversos das nossas desigualdades sociais e econômicas. Esperamos que todas as unidades educativas da RME, as diretas, indiretas e as parceiras sintam-se contempladas com esta ação”, declarou a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Mattioli.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.674