Notícias

SME comemora 15 anos de transição das creches para Centros de Educação Infantil

Evento traçou o histórico das unidades na Cidade de São Paulo por meio de registros documentais e fotográficos.

Publicado em: 16/11/2017 14h43 | Atualizado em: 04/05/2021

comemoracao Secreta.jpg

Na segunda, 16 de outubro, representantes de Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram de ação realizada no Salão Social do Clube Espéria com o objetivo de comemorar os 15 anos da transição das creches da Secretaria de Assistência Social (SAS) para Centros de Educação Infantil (CEIs) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Foram convidados para a comemoração representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), CEIs – diretos, indiretos e parceiros. O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Leila Barbosa Oliva, e a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Maria Mattioli, presenciaram o evento.

“Este é o momento de reconhecer essa história, uma bela trajetória construída em muitas gestões e por muitas pessoas. Uma história que é viva e que a cada dia se qualifica ainda mais na RME”, comemorou o Secretário Alexandre Schneider.

“Hoje é uma ocasião de festa, comemoração e aprendizado como, na verdade, são os momentos passados com crianças em nossas unidades. Elas brincam, descobrem e aprendem tudo ao mesmo tempo, e conosco também é assim. Dessa forma, essa comemoração dos 15 anos dos Centros de Educação Infantil marca, principalmente, o direito da criança à educação. Estudos comprovam que as experiências vivenciadas pelas crianças nos anos iniciais da infância são essenciais e decisivos para todo o seu desenvolvimento”, disse a Coordenadora da COPED, Leila Barbosa Oliva.

comemoracao III.jpg

Para traçar o panorama histórico do trabalho das creches, administradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social até 2001, momento em que ocorreu a transição das creches para Centros de Educação Infantil como equipamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, esteve a Professora Doutora Claudia Panizzolo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua fala, a professora mostrou registros documentais e fotográficos que evidenciaram como era a rotina das creches nas décadas de 70, 80 e 90, além de apontar os avanços conquistados com a mudança na gestão. Cristiano Rogério Alcântara, da Divisão de Educação Infantil, fez a mediação.

comemoracao iara.jpg

“Agradeço a todas as pessoas que nos ajudam a construir uma escola pública de qualidade, que busca na sua configuração encontrar uma forma mais efetiva de reduzir os efeitos perversos das nossas desigualdades sociais e econômicas. Esperamos que todas as unidades educativas da RME, as diretas, indiretas e as parceiras sintam-se contempladas com esta ação”, declarou a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Mattioli.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

1 162 163 164 165 166 1.674