Notícias
Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Iniciativa ambiental para crianças de 3 e 4 anos foi apresentada em seminário sobre educação para sustentabilidade na Itália
Publicado em: 18/07/2025 11h20 | Atualizado em: 18/07/2025
O Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, da DRE São Miguel, foi o único finalista brasileiro do Prêmio OMEP – Educação para a Sustentabilidade 2025, com o projeto ambiental “Cuidando do mundo da gente”. A iniciativa brasileira foi selecionada para a conferência internacional, promovida pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP).
A diretora do CEI, Érika Mayume, representou a unidade em Bologna, na Itália, durante o seminário internacional da OMEP, que aconteceu de 14 a 18 de julho. O projeto ambiental “Cuidando do mundo da gente”, único finalista do Brasil, foi apresentado com iniciativas do mundo todo e reforça o protagonismo da Educação Infantil brasileira no debate sobre sustentabilidade.
Desde 2017, crianças de 3 e 4 anos participam semanalmente de caminhadas pelo entorno da unidade para recolher o lixo descartado incorretamente. A atividade promove a conscientização ambiental desde a infância e reforça o vínculo das crianças com o território.
Durante a ação, os pequenos são divididos em duplas, acompanhados por um monitor, e utilizam coletes de identificação, luvas e sacos de lixo. As famílias também participam como voluntárias, contribuindo para reforçar o papel da comunidade na formação cidadã e ambiental das crianças.
Reconhecimento
O projeto já foi vencedor do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”, promovido pela Fundação Arcor. O concurso premia boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância no Brasil, na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas
Secretaria Municipal de Educação
Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas
Secretaria Municipal de Educação
Atualização do Currículo da Cidade: SME iniciará processo de consulta com os professores
Relacionadas
Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas
Publicado em: 06/02/2026 4h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026
Publicado em: 06/02/2026 4h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)
Publicado em: 06/02/2026 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação
Publicado em: 05/02/2026 10h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas
Publicado em: 04/02/2026 3h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro