Notícias

Quarto dia do Arte e Sabor reúne merendeiras na Cinemateca Brasileira

O penúltimo encontro da Formação Arte e Sabor contou com oficinas de arte e exibição de filme

Publicado em: 15/12/2015 16h34 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, aconteceu o quarto encontro da formação Arte e Sabor, para as 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste encontro as merendeiras visitaram a Cinemateca Brasileira. No período da manhã, elas puderam assistir ao filme “Chocolate” (Estados Unidos, 2000), que conta a historia de uma mãe solteira que conseguiu mudar uma pacata Vila na França ao abrir uma loja de chocolate. O filme levantou uma discussão sobre o poder de mudança que a comida pode ter e o potencial das merendeiras em transformar a vida das crianças.
Após o almoço, na própria Cinemateca, foram realizadas as oficinas de artes. Uma delas com as artistas Carolina Barreiros e Julia Paccola, propôs a leitura da crônica “A invenção da laranja” de Fernando Sabino, que as fez refletir sobre agroecologia, a produção de alimentos orgânicos e sobre a importância destes alimentos nas escolas.
Logo depois desta atividade, as artistas fizeram uma apresentação da História da Arte contada por naturezas mortas, através de pinturas e fotografias. Com uma linha do tempo que contemplou artistas de 1575 até a década de 1960, as merendeiras puderam ver as diferenças na forma de retratar os alimentos em diferentes épocas. Também ocorreu a Oficina com Carimbos, na qual as merendeiras fizeram diferentes carimbos com diversos alimentos in natura, expondo-os pela Cinemateca.
A outra oficina, das artistas Auana Diniz e Mariana Serri, consistiu na criação de pratos. Porém, os pratos deviam ser feitos com materiais inusitados, como giz de cera, barbante, botões, algodão, entre outros materiais, que serviram de provocação e inspiração para as merendeiras sempre explorarem a textura, as cores, a disposição dos ingredientes e o sentimento que elas colocam nos pratos.  

Confira aqui a galeria de fotos do evento!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.674