Notícias

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Ações buscam ampliar o cuidado com a saúde bucal dos estudantes 

Publicado em: 20/03/2026 18h56 | Atualizado em: 20/03/2026

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

Nesta sexta-feira (20), seis escolas municipais realizaram o “Dia B”, com ações de promoção, prevenção e acesso à saúde bucal, dentro das atividades do Dia Mundial da Saúde Bucal. 

A iniciativa é uma parceria entre as secretariais municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), pelo Programa Saúde na Escola. 

A programação incluiu atividades educativas para conscientização como apresentações teatrais, além de triagem de risco, aplicação de flúor e demais procedimentos de mínima intervenção, com ênfase no Tratamento Restaurador Atraumático (ART). O método dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais. É aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI).  

Também é indolor, econômico e de fácil aplicação permitindo a realização em ambiente escolar, ajudando a deixar o atendimento mais humanizado e acolhedor para combater os medos e inseguranças das crianças e adolescentes. Possibilita tratar lesões de cárie em estágios iniciais, evitando evolução para quadros mais complexos e preserva maior quantidade de estrutura dentária sadia. 

A ação também aproximou as equipes da saúde, escola e comunidade fortalecendo o Programa Saúde na Escola (PSE) nos territórios. As unidades que receberam a programação foram: EMEF Dom Veremundo Toth, EMEF José Carlos Dias, EMEF Brigadeiro Faria Lima, EMEI Profa. Maria da Conceição Vieira Pereira, EMEI Dulce Salles Ferraz e EMEF CEU Butantã, beneficiando mais de 2 mil estudantes.  

Parceria que amplia atendimento  

Para ampliar o cuidado com a saúde bucal dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED) para garantir atendimento odontológico para mais de 5 mil estudantes da Rede Municipal. 

O projeto piloto começa na próxima segunda-feira (23/03) e segue calendário até o fim do ano em 13 escolas municipais de diversas regiões da capital paulista. A iniciativa “Rumo ao Molar dos 100 anos” atenderá estudantes de 6 a 15 anos com ações de prevenção e cuidado com cáries para preservar o primeiro dente molar.  

As ações incluem atividades educativas para ensinar técnicas de escovação e atendimento com tratamentos atraumáticos e minimamente invasivos que podem ser realizadas em ambientes escolares. A parceria surgiu a partir da escuta da gestão das Unidades Educacionais, que apontaram as questões de saúde como um dos principais motivos das faltas dos estudantes, com muitos casos de problemas dentários.  

A parceria amplia o cuidado com a saúde bucal dos estudantes fundamental para o desenvolvimento integral e garantia das aprendizagens. Além disso, a iniciativa contribui para o fortalecimento de políticas públicas articuladas que também atuam na prevenção da evasão escolar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma mulher negra, coma imagem de u um CEU de fundo.

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025

Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Sala de aula onde os estudantes estão sentados de costas para a foto. Na frente deles há uma tela mostrando uma vídeo chamada. Eles veem diversos quadrados pequenos com as pessoas que estão participando da ligação.

Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas

Publicado em: 08/05/2025 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 157 158 159 160 161 1.673